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dc.contributor.advisorCireno, Maria Eugênia Diniz Figueirêdo-
dc.contributor.authorQueiroz, Juliana Gomes-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Juliana Gomes. Educação inclusiva para o aluno surdo: atores necessários para formulação de políticas públicas, o caso da Lei nº 14.191/2021. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a legislação que regulamenta o sistema educacional do Brasil, perpassando pelos níveis: educação básica e ensino superior. Divide-se também em modalidades de ensino, que se apresentam como caminhos paralelos aos níveis e etapas regulares de educação escolar, completando-os ou sendo um modelo de ensino alternativo. Esse relatório teve como objetivo analisar a Lei nº 14.191/2021 que dispõe sobre a inserção do ensino bilíngue libras e português escrito como modalidade de ensino na LDB como forma de inclusão sócio educacional de pessoas surdas, bem como os atores responsáveis para a concretude da política pública. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental de textos e vídeos disponibilizados pela Feneis - Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, suas entidades agregadas e de legislações que discorrerem sobre o tema. Entre as conclusões está a necessidade de construção e adequação de escolas para atender ao ensino bilíngue como forma de inclusão de crianças surdas na sociedade, visto que esses são ambientes que presam pelo direito linguístico, identitário e cultural dos surdos, além de destacar a importância de mobilização de atores políticos, como o Senador Flávio Anrs e atores sociais para a formulação de políticas públicas que atendam públicos minoritários.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordInclusão escolarpt_BR
dc.subject.keywordSurdos - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordPolíticas públicas educacionaispt_BR
dc.subject.keywordLíngua de sinaispt_BR
dc.titleEducação inclusiva para o aluno surdo : atores necessários para formulação de políticas públicas, o caso da Lei nº 14.191/2021pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-30T15:49:09Z-
dc.date.available2022-03-30T15:49:09Z-
dc.date.submitted2021-10-29-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30289-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Guidelines and Basis of National Education law (LDB) is the legislation that regulates Brazil’s educational system, including the levels: basic education and higher education. It’s also divided in teach modality, introducing like parallel ways to regular levels and phases of school education, completing or being a alternative teaching model. This work intended to analyze the law number 14.191/2021, which treat about the insertion of libra bilingual teaching and the Portuguese written like teaching modality in LDB, as socio-educational inclusion of deaf people, as well as the responsible people to realize this public policy. The methodology used was the bibliographic and documental research of texts and videos by Feneis (National Federation of Education and Integration of Deaf People), aggregated entities and other legislations about the topic. The report concluded about the necessity in build and fit schools to attend the bilingual teach to include deaf children in society, because these are ambients to value the linguist, identity and cultural rights of deaf, in addition topt_BR
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