Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cireno, Maria Eugênia Diniz Figueirêdo | - |
dc.contributor.author | Queiroz, Juliana Gomes | - |
dc.identifier.citation | QUEIROZ, Juliana Gomes. Educação inclusiva para o aluno surdo: atores necessários para formulação de políticas públicas, o caso da Lei nº 14.191/2021. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) é a legislação que
regulamenta o sistema educacional do Brasil, perpassando pelos níveis: educação
básica e ensino superior. Divide-se também em modalidades de ensino, que se
apresentam como caminhos paralelos aos níveis e etapas regulares de educação
escolar, completando-os ou sendo um modelo de ensino alternativo. Esse relatório
teve como objetivo analisar a Lei nº 14.191/2021 que dispõe sobre a inserção do
ensino bilíngue libras e português escrito como modalidade de ensino na LDB como
forma de inclusão sócio educacional de pessoas surdas, bem como os atores
responsáveis para a concretude da política pública. A metodologia utilizada foi a
pesquisa bibliográfica e documental de textos e vídeos disponibilizados pela Feneis -
Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos, suas entidades
agregadas e de legislações que discorrerem sobre o tema. Entre as conclusões está
a necessidade de construção e adequação de escolas para atender ao ensino
bilíngue como forma de inclusão de crianças surdas na sociedade, visto que esses
são ambientes que presam pelo direito linguístico, identitário e cultural dos surdos,
além de destacar a importância de mobilização de atores políticos, como o Senador
Flávio Anrs e atores sociais para a formulação de políticas públicas que atendam
públicos minoritários. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Políticas públicas educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Língua de sinais | pt_BR |
dc.title | Educação inclusiva para o aluno surdo : atores necessários para formulação de políticas públicas, o caso da Lei nº 14.191/2021 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T15:49:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T15:49:09Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-29 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30289 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The Guidelines and Basis of National Education law (LDB) is the legislation that
regulates Brazil’s educational system, including the levels: basic education and higher
education. It’s also divided in teach modality, introducing like parallel ways to regular
levels and phases of school education, completing or being a alternative teaching
model. This work intended to analyze the law number 14.191/2021, which treat about
the insertion of libra bilingual teaching and the Portuguese written like teaching
modality in LDB, as socio-educational inclusion of deaf people, as well as the
responsible people to realize this public policy. The methodology used was the
bibliographic and documental research of texts and videos by Feneis (National
Federation of Education and Integration of Deaf People), aggregated entities and other
legislations about the topic. The report concluded about the necessity in build and fit
schools to attend the bilingual teach to include deaf children in society, because these
are ambients to value the linguist, identity and cultural rights of deaf, in addition to | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Gestão de Políticas Públicas
|