Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30287
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EduardoBarboza_IgorAmaral_tcc.pdf312,55 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A realização de jogos da CONMEBOL Copa América 2021 no Distrito Federal em tempos de pandemia da COVID-19, uma análise de casos e mortes na região
Autor(es): Barboza, Eduardo da Silva
Amaral, Igor Gurgel Rios
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Covid-19
Futebol
Brasil
Pandemia
Competição no esporte
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: BARBOZA, Eduardo da Silva; AMARAL, Igor Gurgel Rios. A realização de jogos da CONMEBOL Copa América 2021 no Distrito Federal em tempos de pandemia da COVID-19, uma análise de casos e mortes na região. 2021. 28 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A pandemia do coronavírus chegou de surpresa e atingiu níveis alarmantes em todo o planeta. A doença atingiu a todos, inclusive o meio do futebol. Devido ao agravamento da pandemia na América do Sul, a Copa América 2020 foi adiada para o ano seguinte e virou Copa América 2021. O local da competição também mudou. A princípio seria realizada, de forma conjunta, na Colômbia e na Argentina, mas ambos acabaram desistindo e a Copa América 2021 foi realizada no Brasil. Mesmo com o descontrole da pandemia e dos riscos envolvendo a doença, o Governo Federal e a CBF aceitaram o pedido para receber o torneio. Este trabalho analisou os efeitos dos jogos da CONMEBOL Copa América no Distrito Federal, levando em consideração o número de casos e mortes na pandemia de COVID-19 na região. Para avaliar a realização de jogos e seus impactos, foi feita uma busca em sites oficiais das entidades responsáveis: CONMEBOL e Ministério da Saúde. Foi observada uma queda de 42% no número de casos entre o primeiro jogo e último jogo. Notou-se que, em 87,5% dos jogos, 14 dias após o cada partida, os números de mortes diminuíram ou mantiveram-se iguais. Em 100% dos jogos houve redução na média móvel após 14 dias do ocorrido da partida. Não houve aumento da média móvel de mortes por contaminação de COVID-19 na região após 14 dias de cada jogo. Durante o campeonato, os números se mantiveram ou até mesmo decaíram, sinalizando o fato de que a Copa América, com jogos realizados em Brasília (DF), não levou ao agravamento da pandemia na região, apresentando até números menores do que quando começou a competição.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.