Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30278
Título: | Desempenho em natação : treinamento no clube versus na escola |
Autor(es): | Leal, Vitor Modesto Cesar |
Orientador(es): | Santos, Karini Borges dos |
Assunto: | Natação Natação para crianças Treinamento Ludicidade Competição no esporte |
Data de apresentação: | 29-Out-2021 |
Data de publicação: | 30-Mar-2022 |
Referência: | LEAL, Vitor Modesto Cesar. Desempenho em natação : treinamento no clube versus na escola. 2021. 28 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura teve como objetivo
analisar os resultados de duas competições de nado por duas equipes com atletas
infantis e juvenis, sendo uma equipe com treinamento tradicional em clube e uma
com treinamento na escola, na qual o lúdico se faz constantemente presente.
Foi realizado uma entrevista com os treinadores a fim de verificar se as
metodologias utilizadas eram compatíveis com a suposição da pesquisa, isto é, no
clube de forma mais tradicional e na escola com caráter mais lúdico. Os resultados
de tempo de duas competições realizadas no segundo semestre de 2019 foram
utilizados para comparar descritivamente sobre qual equipe teve o melhor
desempenho, qual teve melhor progresso entre competições e se o lúdico
conseguiu ser capaz de suprir a necessidade que um treinamento de velocidade
necessita para uma melhora nos tempos e gerar bons resultados.
A média de tempo da equipe que treina no ambiente escolar para a primeira
competição foi de 30.07 e obteve uma melhora de 0.07 para a segunda disputa, já
os atletas que treinam no clube apresentaram média de 31.21 e melhora de 0.12
entre competições. Os resultados demonstram que a equipe que treina no clube
teve uma redução média ligeiramente maior entre as competições, mas quando
analisado o desempenho de cada competição, observa-se que o tempo dos
nadadores do colégio são um pouco mais baixos em relação aos que treinam no
clube. Assim parece ser atrativo a utilização do lúdico mesmo para o nível
competitivo, uma vez que propicia bons resultados, além de contribuir para
motivação do atleta, o que pode ser um fator importante para prolongar a
permanência do mesmo no esporte. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.