Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30272
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AugustoFreitasBrandao_tcc.pdf1,28 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Musintro : aplicativo de apoio à aprendizagem introdutória de teoria musical utilizando gamificação
Autor(es): Brandão, Augusto Freitas
Orientador(es): Veneziano, Wilson Henrique
Assunto: Aplicativos
Gamificação
Teoria musical - ensino
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 30-Mar-2022
Referência: BRANDÃO, Augusto Freitas. Musintro: aplicativo de apoio à aprendizagem introdutória de teoria musical utilizando gamificação. 2021. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho descreve a concepção e o desenvolvimento de um aplicativo para smartphones Android intitulado Musintro. O objetivo é que seja uma ferramenta gratuita de apoio ao aprendizado introdutório de teoria musical, empregando elementos de gamificação para aumentar o engajamento e a motivação dos usuários. O aplicativo foi testado por professores de música. A intenção quando do desenvolvimento deste produto foi a de colaborar com a democratização do acesso à cultura, por meio do ensino da música.
Abstract: This work describes the conceiving and development of the app for Android smartphones titled Musintro. It’s goal is to be a free tool for the learning of music theory, employing game elements to enhance student motivation and engagement. The app was tested and validated by music teachers. This project intents to promove the democratization of culture through the teaching of music.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Ciência da Computação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia da Computação



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.