Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Feres Neto, Alfredo | - |
dc.contributor.author | Portella, Matheus Valadares | - |
dc.identifier.citation | PORTELLA, Matheus Valadares. O bullying no ambiente escolar. 2021. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Na atualidade, tem se mostrado cada vez mais presente a ocorrência do Bullying no ambiente
escolar, esse fato instaura uma grande preocupação em relação aos estudantes e seu
desenvolvimento, além do processo de ensino-aprendizagem que também é afetado. A escola
que deveria ser um ambiente receptivo e agregador aos estudantes passa a ser um local onde a
violência é praticada, causando consequências tanto para os agressores quando para as vítimas
da agressão. Tendo em vista esse contexto é importantíssimo que se entenda mais sobre o
bullying, suas motivações, consequências e maneiras para combatê-lo. Objetivo: Realizar um
mapeamento do bullying no ambiente escolar, a influência do bullying nos alunos nas aulas de
Educação Física e buscar soluções para a questão do bullying. Metodologia: Realizou-se uma
revisão integrativa de literatura, foi feita uma pesquisa no Portal de Periódicos da Coordenação
de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), utilizando dos seguintes
marcadores: bullying, educação física escolar, professor, não utilizando nenhum operador
booleano, totalizando 67 resultados. Aplicando os critérios de inclusão para todos os artigos,
estão em português, espanhol e inglês em um período de 2016 a 2021, com isso foram
localizados 37 resultados. Ao serem lidos todos os abstracts foram selecionados 6 artigos que
se atrelam ao tema. Resultados e discussão: Ao analisar os 6 artigos nota-se quais são as
consequências que o bullying pode gerar na vida dos estudantes, além de fatores motivadores
dessa prática, propostas de solução e o papel dos professores. Considerações finais: A falta de
preparo dos professores em respeito ao bullying é algo que chama atenção, além também da
proporção que o bullying tem tomado em nossa sociedade, é comum vermos práticas de
bullying não somente nas escolas, mas também em outros ambientes da sociedade, tal como o
surgimento do cyberbullying, que é uma nova modalidade de bullying bastante popular devido
ao uso das tecnologias. Por fim, nota-se a necessidade de se mudar esse cenário de bullying,
com novas iniciativas e programas mais efetivos contra o bullying, e investindo em uma
formação melhor para os professores lidarem com essas situações problema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Bullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cyberbullying | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores | pt_BR |
dc.subject.keyword | Professores - atitudes | pt_BR |
dc.title | O bullying no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T14:25:38Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T14:25:38Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-03 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30257 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|