Título: | A percepção dos estudantes em relação às tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas na vida acadêmica |
Autor(es): | Carritilha, Vanessa Cristina Cunha de Oliveira |
Orientador(es): | Amaro, Rosana |
Assunto: | Tecnologia digital Tecnologia da informação Educação física Tecnologias educacionais |
Data de apresentação: | 3-Nov-2021 |
Data de publicação: | 29-Mar-2022 |
Referência: | CARRITILHA, Vanessa Cristina Cunha de Oliveira. A percepção dos estudantes em relação às tecnologias digitais de informação e comunicação aplicadas na vida acadêmica. 2021. 66 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo, analisar a percepção dos estudantes em
relação às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação aplicadas na vida
acadêmica. Visando problematizar como se dá essa percepção a respeito de
tecnologias, relacionadas ao cotidiano, e também aplicadas de forma educacional,
além de observar noções relacionadas às competências, e ainda identificar as
principais dificuldades e potencialidades dos estudantes. A pesquisa possui
abordagem qualitativa, do tipo exploratório, e os dados foram coletados a partir de
um questionário online semi estruturado, através do Google Forms, o que resultou
em um total de 55 respostas válidas. Os sujeitos da pesquisa consistiram em
graduandos da Faculdade de Educação Física – FEF da Universidade de Brasília
UnB, que ingressaram no curso de Licenciatura e Bacharelado nos períodos de
2015/1 e 2020/2. A partir desta pesquisa, foi possível perceber a importância da
utilização de Tecnologias Digitais, aplicadas ao dia a dia, e ainda seu uso de
maneira educacional, buscando sempre melhorias no ensino-aprendizagem, além
evidenciar as facilidades e dificuldades dos estudantes. |
Abstract: | This study aimed to analyze the perception of students in relation to Digital
Technologies of Information and Communication applied in academic life. Aiming to
problematize how this perception about technologies, related to daily life, and also
applied in an educational way, occurs, in addition to observing notions related to
competences, and also to identify the main difficulties and potential of students. The
research has a qualitative, exploratory approach, and data were collected from a
semi-structured online questionnaire, through Google Forms, which resulted in a total
of 55 valid responses. The research subjects consisted of undergraduate students
from the Physical Education College – at the University of Brasília UnB, who entered
the Physical Education degree course and Bachelor's Degree course in the periods
of 2015/1 and 2020/2. From this research, it was possible to realize the importance of
using Digital Technologies, applied to everyday life, and also its use in an educational
way, always seeking improvements in teaching-learning, in addition to highlighting
the facilities and difficulties of students. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.