Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Costa, Jonatas Maia da | - |
dc.contributor.author | Selestino, Renan Mesquita | - |
dc.identifier.citation | SELESTINO, Renan Mesquita. Em busca da legitimação da educação física escolar : considerações críticas a regulamentação da profissão. 2021. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo aborda como tema a legitimação da Educação Física Escolar e as
consequências que a regulamentação da profissão de Educação Física traz para o ambiente
educacional, em específico os impactos na busca por uma legitimação de um componente
curricular marginalizado e muitas vezes secundarizado em instituições educacionais.
A crítica desta pesquisa percorre sobre a utilização da Educação física e os elementos
da cultura corporal como instrumento alienante sobre as relações sociais em conjunto com
avanços neoliberais, como é a regulamentação da profissão e como contribuem para a
perpetuação de um cenário crítico para a Educação Física Escolar.
A principal chave para uma mudança efetiva neste cenário perturbador ao qual a
Educação Física no ambiente escolar se encontra, é alteração do comportamento da classe dos
professores em sala de aula e no ambiente educacional de modo geral, afim de transferir uma
maior evidência político-social para esta disciplina e não apenas segregá-la a aspectos
biopsicológicos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física escolar | pt_BR |
dc.subject.keyword | Regulamentação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pedagogos - prática profissional | pt_BR |
dc.title | Em busca da legitimação da educação física escolar : considerações críticas a regulamentação da profissão | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T14:27:18Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T14:27:18Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-26 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30247 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study approaches as theme the legitimation of Physical Education in the school
environment and about the consequences of the professional regulation, in specific, the impacts
of a search for a legitimation of a marginalized and distant curricular component in Brazilians
educational institutions.
The critique from this research pervades in the use of Physical Education and body
culture elements with the neoliberal advances as an alienating instrument to social relationships
and how this contributes for a Physical Education`s critical scenario perpetuation.
The most important thing to really change the Physical Education`s critical scenario is
a behavioral change from the class of teachers, not only in class but in all education environment
in order to give more political and social evidence and not just segregating it into
biopsychological aspects. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física Educação Física
|