Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Pereira, Wander Cleber Maria | - |
dc.contributor.author | Yoshida, Eduardo Rodrigues | - |
dc.identifier.citation | YOSHIDA, Eduardo Rodrigues. Gamificação no estudo para o ENEM: desenvolvimento de uma aplicação gamificada. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ENEM atualmente á a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo,
portanto, uma prova de suma importância para estudantes do ensino médio que desejam
ingressar no ensino superior. Entretanto, no contexto da pandemia de Covid-19, houveram
repentinas mudanças no contexto educacional, dada a necessidade da adoção forçada de
um modelo de ensino remoto. A rápida migração trouxe consigo inúmeros desafios no processo
de ensino-aprendizagem, tornando ainda mais difícil para estudantes de ensino médio
o processo de estudo para o ENEM. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor
a criação de uma aplicação de perguntas e respostas gamificada com questões do ENEM
visando auxiliar na preparação dos estudantes. A aplicação foi gamificada utilizando a
framework Octalysis e para o desenvolvimento do projeto foi adotada a metodologia de
desenvolvimento ágil Scrum. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gamificação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino superior | pt_BR |
dc.title | Gamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificada | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T14:15:37Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T14:15:37Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30245 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | ENEM is currently the main form of access to higher education in Brazil, and is therefore
an extremely important test for high school students who wish to enter higher education.
However, in the context of the Covid-19 pandemic, there were sudden changes in the
educational context, given the need for the forced adoption of a remote teaching model.
The rapid migration brought with it numerous challenges in the teaching-learning process,
making ENEM study process even more difficult for high school students. Given the
above, the objective of this work is to propose the creation of a gamified question and
answer application with ENEM questions in order to assist in the preparation of students.
The application was gamified using the framework Octalysis and the agile development
methodology Scrum was used to develop the project. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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