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2021_EduardoRodriguesYoshida_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)2,53 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorPereira, Wander Cleber Maria-
dc.contributor.authorYoshida, Eduardo Rodrigues-
dc.identifier.citationYOSHIDA, Eduardo Rodrigues. Gamificação no estudo para o ENEM: desenvolvimento de uma aplicação gamificada. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ENEM atualmente á a principal forma de acesso ao ensino superior no Brasil, sendo, portanto, uma prova de suma importância para estudantes do ensino médio que desejam ingressar no ensino superior. Entretanto, no contexto da pandemia de Covid-19, houveram repentinas mudanças no contexto educacional, dada a necessidade da adoção forçada de um modelo de ensino remoto. A rápida migração trouxe consigo inúmeros desafios no processo de ensino-aprendizagem, tornando ainda mais difícil para estudantes de ensino médio o processo de estudo para o ENEM. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é propor a criação de uma aplicação de perguntas e respostas gamificada com questões do ENEM visando auxiliar na preparação dos estudantes. A aplicação foi gamificada utilizando a framework Octalysis e para o desenvolvimento do projeto foi adotada a metodologia de desenvolvimento ágil Scrum.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGamificaçãopt_BR
dc.subject.keywordExame Nacional do Ensino Médio (ENEM)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.titleGamificação no estudo para o ENEM : desenvolvimento de uma aplicação gamificadapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T14:15:37Z-
dc.date.available2022-03-25T14:15:37Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30245-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1ENEM is currently the main form of access to higher education in Brazil, and is therefore an extremely important test for high school students who wish to enter higher education. However, in the context of the Covid-19 pandemic, there were sudden changes in the educational context, given the need for the forced adoption of a remote teaching model. The rapid migration brought with it numerous challenges in the teaching-learning process, making ENEM study process even more difficult for high school students. Given the above, the objective of this work is to propose the creation of a gamified question and answer application with ENEM questions in order to assist in the preparation of students. The application was gamified using the framework Octalysis and the agile development methodology Scrum was used to develop the project.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



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