Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Rezende, Alexandre Luiz Gonçalves de | - |
dc.contributor.author | Abreu, Rafaela Januária Harmendani de | - |
dc.identifier.citation | ABREU, Rafaela Januária Harmendani de. Mediação docente no ensino de ginástica artística para uma aluna com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2021. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a prática docente vivenciada em situações de
estágio remunerado no Ensino Fundamental 1, em atividades relacionadas com o
ensino de ginástica artística, realizadas no contraturno escolar, com destaque para a
análise do ciclo de mediação entre professora e aluna, como parte da proposta de
flexibilização educacional no atendimento às necessidades de adequações nas aulas
para uma aluna com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).
Mediante a análise dos entraves de aprendizagem observados com a educanda, a
professora explorou aspectos que poderiam adaptar o processo de ensino, por meio
da diversificação das estratégias didáticas a fim de estabelecer comunicação e
diálogos assertivos, que contribuíssem para a inclusão da criança. A afetividade foi
um componente crucial para o alcance desse objetivo. Foram obtidos resultados
favoráveis à diversificação das estratégias de ensino por meio do emprego de
recursos auxiliares para ajuste da mediação docente. À vista disso, a proposta
educativa serviu para atingir objetivos cognitivos, motores e sociais por meio de uma
aprendizagem mediada, qualificando o desenvolvimento da turma como um todo. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ginástica artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Déficit de atenção | pt_BR |
dc.subject.keyword | Hiperatividade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mediação pedagógica | pt_BR |
dc.title | Mediação docente no ensino de ginástica artística para uma aluna com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T14:06:04Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T14:06:04Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-19 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30242 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|