Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3024
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_FabioAntonioMarcheti.pdf234,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Qualidade de vida no trabalho : um estudo sobre a satisfação de trabalhadores, especialistas em meteorologia, de organizações militares do setor aéreo
Autor(es): Marcheti, Fabio Antonio
Orientador(es): Paschoal, Tatiane
Miranda, Onofre Rodrigues de
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Satisfação no trabalho
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 6-Mar-2012
Referência: MARCHETI, Fabio Antonio. Qualidade de vida no trabalho: um estudo sobre a satisfação de trabalhadores, especialistas em meteorologia, de organizações militares do setor aéreo. 2011. 27 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este estudo teve como objetivo geral analisar como os integrantes da Subdivisão de Meteorologia (MET) e do Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA), setores do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I) percebem a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Para tal foi utilizado um instrumento de pesquisa desenvolvido e validado por David e Bruno- Faria (2007), que foi baseado no estudo de Hackman e Oldham (1975). O instrumento de pesquisa baseou-se em um questionário com uma escala do tipo likert, onde os pesquisados expressaram o nível de concordância com as afirmativas apresentadas. O grupo de pesquisados foi composto por trinta pessoas, o que representou a totalidade do efetivo que trabalha nos setores pesquisados. Observou-se que a QVT é percebida de maneira positiva na maioria dos aspectos, destacando-se de maneira negativa os aspectos relativos à remuneração e saúde física, este último, principalmente, é associado à necessidade de se adequar o tempo disponibilizado pela organização para a prática de atividade física durante o horário de trabalho, assim como à falta de orientação profissional para atividades físicas. Assim, sugerem-se melhorias nas áreas da saúde física e salarial, como maneiras para melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores dos setores pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons