Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30230
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_PedroCaleffiBarbosa_tcc.pdf1,45 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estado da arte de fitorremediaçao, uma revisão entre 2010-2020 com foco em sítios de mineração de superfície abandonados
Autor(es): Barbosa, Pedro Caleffi
Orientador(es): Joaquim, Maísa Santos
Assunto: Fitorremediação
Degradação ambiental
Solos - poluição
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Mar-2022
Referência: BARBOSA, Pedro Caleffi. Estado da arte de fitorremediaçao, uma revisão entre 2010-2020 com foco em sítios de mineração de superfície abandonados. 2021. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Agronegócios) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Tendo sua importância ressaltada desde o século XX, a questão ambiental de poluição, contaminação e degradação do meio ambiente em que nós, seres humanos, habitamos tem sido amplamente estudada e combatida. Este estado da arte vem como um meio de apresentação e verificação dos avanços da década de 2010 de um conjunto de técnicas já conhecido pela comunidade científica mundial desde a década de 1990, a fitorremediação. Neste estudo foram verificados diversos títulos envolvendo o conjunto de técnicas entre 10 diferentes bibliotecas ou bases de dados e seus principais títulos apresentados. Foi reportado desde teorias que explicam a evolução de organismos hiperacumuladores utilizados na técnica até o sequenciamento de determinados genes que amplificam as capacidades fitorremediativas dos micro/organismos envolvidos e a busca pela existência de um modelo de crescimento dos microrganismos simbióticos rizosfericos que auxiliam no funcionamento da técnica. Foi verificado como o conjunto de técnicas denominado fitorremediação tem apresentado quantidade de publicações/ano crescentes e é muito defendido como uma técnica de remediação de solos contaminados devido à sua metodologia considerada “ecologicamente amigável”.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Agronegócios - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.