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dc.contributor.advisorLisboa, Fábio Cordeiro de-
dc.contributor.authorLacerda, Pedro Henrique Melato de-
dc.identifier.citationLACERDA, Pedro Henrique Melato de. Metodologias ágeis: aplicação no ensino de engenharia automotiva. 2020. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho busca elaborar um documento sobre a aplicação de métodos ágeis no ensino de engenharia, apresentando as suas características e como adaptá-las para este uso. As características de desenvolvimento de características comportamentais podem ser aproveitadas no ensino de engenharia por meio da adaptação das metodologias ágeis para este caso. Uma turma da disciplina de Arquitetura de Motores de Combustão Interna foi utilizada como piloto para este trabalho. Foi realizada uma pesquisa com alunos, professores e engenheiros já formados para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre metodologias ágeis, se já utilizaram ou não e quais características estes consideram fundamentais no ensino. Para a pesquisa, foi aplicado um questionário do tipo survey. Com a pesquisa é percebido que 31,3 % não sabem o que são métodos ágeis, e 36,5 % nunca teve a oportunidade de praticar tais metodologias. Os questionados assinalaram um nível de 5 pontos de nível de conhecimento sobre metodologias ágeis (entre 0 e 10), além de considerarem características como o planejamento de tarefas e integração dos alunos essenciais para o ensino. Grupos menores e trabalhos em duplas foram as características menos escolhidas pelos envolvidos. Buscando suprir essas necessidades, foi proposto um roteiro de aplicação e adaptação dos eventos, papéis e artefatos presentes no Scrum relacionados a prática de Arquitetura de Motores, propondo uma aplicação posterior destas práticas. O plano de ação pode também ser adaptado a outras disciplinas da comunidade acadêmica com as devidas adaptações.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordScrum (Software)pt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subject.keywordEngenharia automotivapt_BR
dc.titleMetodologias ágeis : aplicação no ensino de engenharia automotivapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T11:07:38Z-
dc.date.available2022-03-25T11:07:38Z-
dc.date.submitted2020-12-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30217-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This work seeks to elaborate a document on the application of agile methods in the teaching of engineering, presenting its characteristics and how to adapt them for this use. The development characteristics of soft skills can be used in engineering education through the adaptation of agile methodologies for this case. A class from the Internal Combustion Engine Architecture class was used as a pilot for this work. A survey was carried out with students, teachers and engineers already trained to assess their knowledge of agile methodologies, whether they have used it or not and what characteristics they consider fundamental in teaching. For the research, a questionnaire was applied. With the research it is noticed that 31.3 % do not know what agile methods are, and 36.5 % never had the opportunity to practice such methodologies. The respondents indicated a level of 5 points of knowledge level on agile methodologies (between 0 and 10), in addition to considering characteristics such as task planning and integration of students essential for teaching. Smaller groups and working in pairs were the characteristics least chosen by those involved. Seeking to supply these needs, a script for the application and adaptation of the events, roles and artifacts present in Scrum related to the practice of Engine Architecture was proposed, proposing a later application of these practices. The action plan can also be adapted to other disciplines in the academic community with the necessary adaptations.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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