Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Lisboa, Fábio Cordeiro de | - |
dc.contributor.author | Lacerda, Pedro Henrique Melato de | - |
dc.identifier.citation | LACERDA, Pedro Henrique Melato de. Metodologias ágeis: aplicação no ensino de engenharia automotiva. 2020. 59 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho busca elaborar um documento sobre a aplicação de métodos ágeis no ensino
de engenharia, apresentando as suas características e como adaptá-las para este uso. As
características de desenvolvimento de características comportamentais podem ser aproveitadas
no ensino de engenharia por meio da adaptação das metodologias ágeis para este
caso. Uma turma da disciplina de Arquitetura de Motores de Combustão Interna foi utilizada
como piloto para este trabalho. Foi realizada uma pesquisa com alunos, professores
e engenheiros já formados para avaliar o conhecimento dos mesmos sobre metodologias
ágeis, se já utilizaram ou não e quais características estes consideram fundamentais no
ensino. Para a pesquisa, foi aplicado um questionário do tipo survey. Com a pesquisa é
percebido que 31,3 % não sabem o que são métodos ágeis, e 36,5 % nunca teve a oportunidade
de praticar tais metodologias. Os questionados assinalaram um nível de 5 pontos
de nível de conhecimento sobre metodologias ágeis (entre 0 e 10), além de considerarem
características como o planejamento de tarefas e integração dos alunos essenciais para o
ensino. Grupos menores e trabalhos em duplas foram as características menos escolhidas
pelos envolvidos. Buscando suprir essas necessidades, foi proposto um roteiro de aplicação
e adaptação dos eventos, papéis e artefatos presentes no Scrum relacionados a prática de
Arquitetura de Motores, propondo uma aplicação posterior destas práticas. O plano de
ação pode também ser adaptado a outras disciplinas da comunidade acadêmica com as
devidas adaptações. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Scrum (Software) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia automotiva | pt_BR |
dc.title | Metodologias ágeis : aplicação no ensino de engenharia automotiva | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-25T11:07:38Z | - |
dc.date.available | 2022-03-25T11:07:38Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30217 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This work seeks to elaborate a document on the application of agile methods in the
teaching of engineering, presenting its characteristics and how to adapt them for this
use. The development characteristics of soft skills can be used in engineering education
through the adaptation of agile methodologies for this case. A class from the Internal
Combustion Engine Architecture class was used as a pilot for this work. A survey was
carried out with students, teachers and engineers already trained to assess their knowledge
of agile methodologies, whether they have used it or not and what characteristics they
consider fundamental in teaching. For the research, a questionnaire was applied. With
the research it is noticed that 31.3 % do not know what agile methods are, and 36.5
% never had the opportunity to practice such methodologies. The respondents indicated
a level of 5 points of knowledge level on agile methodologies (between 0 and 10), in
addition to considering characteristics such as task planning and integration of students
essential for teaching. Smaller groups and working in pairs were the characteristics least
chosen by those involved. Seeking to supply these needs, a script for the application and
adaptation of the events, roles and artifacts present in Scrum related to the practice of
Engine Architecture was proposed, proposing a later application of these practices. The
action plan can also be adapted to other disciplines in the academic community with the
necessary adaptations. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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