Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Miranda, Mateus Rodrigues | - |
dc.contributor.author | Camilo, Caio César Curvelo | - |
dc.contributor.author | Freire, Matheus Avelino | - |
dc.identifier.citation | CAMILO, Caio César Curvelo; FREIRE, Matheus Avelino. Bancada ergonômica para veículos Baja SAE. 2021. 266 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho realizado faz uma abordagem dos problemas ergonômicos encontrados no âmbito
do projeto do habitáculo dos veículos Baja SAE da equipe UnBaja. Ao vivenciarmos
problemas decorrentes das falhas de projeto, nós decidimos contextualizar normas e procedimentos
de validação, estudar variáveis antropométricas e realizar análises de projetos
ergonômicos antecessores. Buscou-se então, desenvolver uma ferramenta toda ajustável
que possibilitará auxiliar os integrantes da equipe na construção dos mock-ups dos habitáculos
dos futuros protótipos, assim podendo contribuir para o aperfeiçoamento do
projeto, para o seu desenvolvimento e na busca por melhores resultados durante as futuras
competições, às quais a UnBaja participará. Para a elaboração da ferramenta, foi
feita uma interpretação das Normas SAE que regem o posicionamento dos ocupantes e
equipamentos a serem utilizados dentro do habitáculo, juntamente com o Regulamento
Baja SAE Brasil que determina as normas do cockpit de um veículo deste tipo. Embasado
nestes documentos, foram criados procedimentos de análise para assim desenvolver um
instrumento que atendesse aos requisitos levantados pela Equipe UnBaja. Por meio do auxílio
de ferramentas ergonômicas contidas no sofware CATIA V5 R21, foi projetada uma
bancada para validação, com base nas simulações computacionais realizadas, para comprovar
sua versatilidade, funcionalidade e assim minimizar futuros problemas que podem
surgir, prejudicando os resultados do projeto. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - projetos e construção | pt_BR |
dc.title | Bancada ergonômica para veículos Baja SAE | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T13:48:08Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T13:48:08Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30197 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The work carried out addresses the ergonomics problems encountered in the context of the
UnBaja team’s Baja SAE vehicle interior design. When experiencing problems resulting
from design failures, we decided to contextualize validation rules and procedures, study
anthropometric variables and perform analyzes of predecessor ergonomic designs. It was
then sought to develop a fully adjustable tool that will make it possible to assist the
team members in the construction of mock-ups of the cabinets of the future prototypes,
thus being able to contribute to the improvement of the project, to its development
and in the search for better results during the future competitions, in which UnBaja
will participate. For the elaboration of the tool, an interpretation of the SAE Norms
that govern the positioning of the occupants and equipment to be used inside the cabin
was made, together with the Baja SAE Brasil Regulation that determines the cockpit
standards of a vehicle of this type. Based on these documents, analysis procedures were
created to develop an instrument that would meet the requirements raised by the UnBaja
Team. Through the aid of ergonomic tools contained in the CATIA V5 R21 software, a
bench was designed for validation, based on the computer simulations performed, to prove
its versatility, functionality and thus minimize future problems that may arise, harming
the results of the project. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
|