Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Rhander | - |
dc.contributor.author | Silva, Felipe Soares da | - |
dc.contributor.author | Del Esposte, Heitor de Moura | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Felipe Soares da; DEL ESPOSTE, Heitor de Moura. Análise computacional de rigidez à torção de um chassi tubular de um veículo Roadster por método dos elementos finitos. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A rigidez à torção de um chassi é, na engenharia automotiva, um dos principais parâmetros
a serem estudados no desenvolvimento de um veículo, pela sua influência direta na
segurança, dinâmica e desempenho deste, pois a estrutura suporta os demais componentes
essenciais de outros subsistemas. O presente trabalho tem como objetivo a análise de
rigidez torcional de um chassi tubular de um veículo tipo roadster, por método de elementos
finitos, comparado à duas estruturas veiculares já existentes no mercado, através da
aplicação de elementos de travamentos do tipo transversinas. Propõe-se, assim, apresentar
toda problematização e fundamentação teórica acerca do desenvolvimento de chassis automotivos,
tal qual uma abordagem sobre carregamentos atuantes nestes, juntamente com
metodologia utilizada no cálculo computacional onde é mostrado todo desenvolvimento e
métodos aplicados na projeção e simulação do modelo, resultando na otimização final pela
aplicação de transversinas. Sob esses aspectos é mostrado todo desenvolvimento analítico
comparando a evolução entre os modelos estudados, e assim, chegando a conclusão que a
melhoria proposta é viável. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Chassi veicular | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência à tração | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - chassi | pt_BR |
dc.title | Análise computacional de rigidez à torção de um chassi tubular de um veículo Roadster por método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-23T13:30:29Z | - |
dc.date.available | 2022-03-23T13:30:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-20 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30195 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The torsional stiffness of a chassis is, in automotive engineering, one of the main parameters
to be studied in the development of a vehicle, due to its direct influence on
safety, dynamics and performance, since the structure supports the other essential components
of other subsystems. The present work aims to analyze the torsional stiffness of
a tubular chassis of a vehicle type roadster, by finite element method, compared to two
vehicle structures already existing on the market, through the application of transverse
locking elements. It is proposed, therefore, to present all the problematization and theoretical
foundation about the development of automotive chassis, such as an approach on
loads acting on them, together with methodology used in computational calculation where
all development and methods applied in the projection and simulation of the model are
shown, resulting in the final optimization by the application of cross-sections. Under these
aspects, all analytical development is shown comparing the evolution between the models
studied, and thus, reaching the conclusion that the proposed improvement is feasible. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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