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dc.contributor.advisorViana, Rhander-
dc.contributor.authorSilva, Felipe Soares da-
dc.contributor.authorDel Esposte, Heitor de Moura-
dc.identifier.citationSILVA, Felipe Soares da; DEL ESPOSTE, Heitor de Moura. Análise computacional de rigidez à torção de um chassi tubular de um veículo Roadster por método dos elementos finitos. 2021. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), 2021.pt_BR
dc.description.abstractA rigidez à torção de um chassi é, na engenharia automotiva, um dos principais parâmetros a serem estudados no desenvolvimento de um veículo, pela sua influência direta na segurança, dinâmica e desempenho deste, pois a estrutura suporta os demais componentes essenciais de outros subsistemas. O presente trabalho tem como objetivo a análise de rigidez torcional de um chassi tubular de um veículo tipo roadster, por método de elementos finitos, comparado à duas estruturas veiculares já existentes no mercado, através da aplicação de elementos de travamentos do tipo transversinas. Propõe-se, assim, apresentar toda problematização e fundamentação teórica acerca do desenvolvimento de chassis automotivos, tal qual uma abordagem sobre carregamentos atuantes nestes, juntamente com metodologia utilizada no cálculo computacional onde é mostrado todo desenvolvimento e métodos aplicados na projeção e simulação do modelo, resultando na otimização final pela aplicação de transversinas. Sob esses aspectos é mostrado todo desenvolvimento analítico comparando a evolução entre os modelos estudados, e assim, chegando a conclusão que a melhoria proposta é viável.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordChassi veicularpt_BR
dc.subject.keywordResistência à traçãopt_BR
dc.subject.keywordAutomóveis - chassipt_BR
dc.titleAnálise computacional de rigidez à torção de um chassi tubular de um veículo Roadster por método dos elementos finitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T13:30:29Z-
dc.date.available2022-03-23T13:30:29Z-
dc.date.submitted2021-05-20-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30195-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The torsional stiffness of a chassis is, in automotive engineering, one of the main parameters to be studied in the development of a vehicle, due to its direct influence on safety, dynamics and performance, since the structure supports the other essential components of other subsystems. The present work aims to analyze the torsional stiffness of a tubular chassis of a vehicle type roadster, by finite element method, compared to two vehicle structures already existing on the market, through the application of transverse locking elements. It is proposed, therefore, to present all the problematization and theoretical foundation about the development of automotive chassis, such as an approach on loads acting on them, together with methodology used in computational calculation where all development and methods applied in the projection and simulation of the model are shown, resulting in the final optimization by the application of cross-sections. Under these aspects, all analytical development is shown comparing the evolution between the models studied, and thus, reaching the conclusion that the proposed improvement is feasible.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia Automotiva



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