Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30183
Título: | Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos |
Autor(es): | Martins, Anderson de Faria |
Orientador(es): | Dullius, Jane |
Assunto: | Diabetes Diabetes em adolescentes Atividade física Diabetes em crianças Escolas |
Data de apresentação: | 26-Out-2021 |
Data de publicação: | 22-Mar-2022 |
Referência: | MARTINS, Anderson de Farias. Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | RESUMO
Atualmente, tem se tornado cada vez mais frequente casos de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e
por serem mais comuns em crianças e adolescentes, despertam uma grande preocupação para
os pais a respeito do controle e manejo da doença, principalmente na escola onde o estudante
passa grande parte do dia precisando lidar com várias situações e implicações. Objetivo:
Identificar necessidades relatadas por escolares com DM1 (já adultos ou ainda frequentando) e
pais de escolares com DM1 a respeito das principais demandas da escola em estar preparada
para atender melhor crianças e adolescentes com DM1. Metodologia: Foi aplicado um
formulário online a uma amostra de conveniência que se interessou e dispôs a dar indicações a
respeito das principais necessidades da escola em saber lidar com alunos portadores da
condição, responderam 55 pessoas, entre pais de estudantes, os próprios estudantes e adultos
diagnosticados desde o período escolar. As variáveis foram identificadas e apresentadas sendo
comparadas com a literatura. Resultados e discussão: Nota-se que referem um grande
despreparo por parte da escola acerca de diversos assuntos pertinentes ao DM, como
informações e conhecimentos a respeito da condição, questões de hiperglicemia e hipoglicemia,
insulina, alimentação, inclusão social e prática de atividade física nas aulas de educação física.
Considerações finais: A falta de conhecimento dos profissionais da escola a respeito de DM
pode colocar em risco os alunos portadores da doença, é de suma importância que ocorra uma
preparação com os profissionais escolares e que a escola possa ter uma boa estrutura oferecendo
um ambiente seguro aos alunos com DM, implementando a educação em saúde, onde a
educação física tem papel fundamental interferindo decisivamente na vida dos alunos. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.