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Título: Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos
Autor(es): Martins, Anderson de Faria
Orientador(es): Dullius, Jane
Assunto: Diabetes
Diabetes em adolescentes
Atividade física
Diabetes em crianças
Escolas
Data de apresentação: 26-Out-2021
Data de publicação: 22-Mar-2022
Referência: MARTINS, Anderson de Farias. Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: RESUMO Atualmente, tem se tornado cada vez mais frequente casos de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e por serem mais comuns em crianças e adolescentes, despertam uma grande preocupação para os pais a respeito do controle e manejo da doença, principalmente na escola onde o estudante passa grande parte do dia precisando lidar com várias situações e implicações. Objetivo: Identificar necessidades relatadas por escolares com DM1 (já adultos ou ainda frequentando) e pais de escolares com DM1 a respeito das principais demandas da escola em estar preparada para atender melhor crianças e adolescentes com DM1. Metodologia: Foi aplicado um formulário online a uma amostra de conveniência que se interessou e dispôs a dar indicações a respeito das principais necessidades da escola em saber lidar com alunos portadores da condição, responderam 55 pessoas, entre pais de estudantes, os próprios estudantes e adultos diagnosticados desde o período escolar. As variáveis foram identificadas e apresentadas sendo comparadas com a literatura. Resultados e discussão: Nota-se que referem um grande despreparo por parte da escola acerca de diversos assuntos pertinentes ao DM, como informações e conhecimentos a respeito da condição, questões de hiperglicemia e hipoglicemia, insulina, alimentação, inclusão social e prática de atividade física nas aulas de educação física. Considerações finais: A falta de conhecimento dos profissionais da escola a respeito de DM pode colocar em risco os alunos portadores da doença, é de suma importância que ocorra uma preparação com os profissionais escolares e que a escola possa ter uma boa estrutura oferecendo um ambiente seguro aos alunos com DM, implementando a educação em saúde, onde a educação física tem papel fundamental interferindo decisivamente na vida dos alunos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
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