Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/30183Arquivos neste item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2021_AndersonDeFariaMartins_tcc.pdf | 447,27 kB | Adobe PDF | ver/abrir |
| Título: | Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos |
| Autor(es): | Martins, Anderson de Faria |
| Orientador(es): | Dullius, Jane |
| Assunto: | Diabetes Diabetes em adolescentes Atividade física Diabetes em crianças Escolas |
| Data de apresentação: | 26-Out-2021 |
| Data de publicação: | 22-Mar-2022 |
| Referência: | MARTINS, Anderson de Farias. Diabetes mellitus tipo 1 no contexto da escola : um estudo de casos. 2021. 29 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
| Resumo: | RESUMO Atualmente, tem se tornado cada vez mais frequente casos de diabetes mellitus tipo 1 (DM1) e por serem mais comuns em crianças e adolescentes, despertam uma grande preocupação para os pais a respeito do controle e manejo da doença, principalmente na escola onde o estudante passa grande parte do dia precisando lidar com várias situações e implicações. Objetivo: Identificar necessidades relatadas por escolares com DM1 (já adultos ou ainda frequentando) e pais de escolares com DM1 a respeito das principais demandas da escola em estar preparada para atender melhor crianças e adolescentes com DM1. Metodologia: Foi aplicado um formulário online a uma amostra de conveniência que se interessou e dispôs a dar indicações a respeito das principais necessidades da escola em saber lidar com alunos portadores da condição, responderam 55 pessoas, entre pais de estudantes, os próprios estudantes e adultos diagnosticados desde o período escolar. As variáveis foram identificadas e apresentadas sendo comparadas com a literatura. Resultados e discussão: Nota-se que referem um grande despreparo por parte da escola acerca de diversos assuntos pertinentes ao DM, como informações e conhecimentos a respeito da condição, questões de hiperglicemia e hipoglicemia, insulina, alimentação, inclusão social e prática de atividade física nas aulas de educação física. Considerações finais: A falta de conhecimento dos profissionais da escola a respeito de DM pode colocar em risco os alunos portadores da doença, é de suma importância que ocorra uma preparação com os profissionais escolares e que a escola possa ter uma boa estrutura oferecendo um ambiente seguro aos alunos com DM, implementando a educação em saúde, onde a educação física tem papel fundamental interferindo decisivamente na vida dos alunos. |
| Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
| Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
| Aparece na Coleção: | Educação Física |
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.