Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Ferreira, Higor Ramos | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Higor Ramos. “O que é o que é” : uma interpretação comparativa de desenhos sobre brincadeiras preferidas. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo teve como objetivo compreender brincadeiras preferidas de crianças por meio
da interpretação de desenhos infantis da coleção do grupo Imagem. À luz da perspectiva teórica
da Sociologia da Infância que engloba as crianças como atores sociais, autônomos e sujeitos de
direito. Os principais conceitos abordados foram: desenho infantil, culturas infantis e
brincadeiras. A brincadeira é considerada como uma atividade característica da infância,
atribuída de significação social. Sobretudo os desenhos infantis e as brincadeiras constituem
elementos fundamentais das práticas educacionais na Educação Infantil e nos anos iniciais do
Ensino Fundamental. A trajetória metodológica, com enfoque sociopedagógico, desenvolveuse por meio de uma pesquisa documental, a partir da abordagem qualitativa. Destarte, se
destacou a descrição dos tipos de brincadeiras e suas interfaces com as questões de interação e
gênero, bem como as preferências das crianças quanto às brincadeiras, representadas nos
desenhos infantis. As informações foram extraídas de um inventário baseado nas coleções de
desenhos infantis dos trabalhos acadêmicos do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e
Educação, da Universidade de Brasília. Os desenhos foram produzidos e recolhidos durante a
pesquisa de campo realizada em escolas públicas ao longo de 20 anos, entre 2001 e 2020. A
análise ocorreu por meio da classificação, descrição e interpretação das brincadeiras
evidenciadas nos desenhos de 24 trabalhos empíricos, em que nesse estudo foi realizado um
recorte com desenhos de quatro pesquisas da coleção, sendo duas em Brasília, uma em
Campinas e uma em Hannover, totalizando 83 desenhos. Os pesquisadores desses trabalhos
solicitaram às crianças para desenharem sua brincadeira favorita. Com base nos desenhos das
crianças foi possível destacar a presença das brincadeiras tradicionais como as preferidas de
meninos e meninas, tendo em vista as características culturais de cada região, brincadeiras
alusivas aos esportes, além da influência da mídia nas brincadeiras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - brinquedo terapêutico | pt_BR |
dc.subject.keyword | Crianças - imaginário | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sociologia da infância | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brincadeiras | pt_BR |
dc.title | “O que é o que é” : uma interpretação comparativa de desenhos sobre brincadeiras preferidas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T14:08:09Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T14:08:09Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30178 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This study aimed to understand children’s favorite games through the interpretation of
children’s drawings from the Imagem collection. In the light of the theoretical perspective of
Sociology of Childhood that encompasses children as social actors, autonomous and subject to
law. The main concepts addressed were: children’s drawing, children’s cultures and games.
Play is regarded as a characteristic activity of childhood, attributed to social significance.
Especially children’s cartoons and games are fundamental elements of educational practices in
Early Childhood Education and in the early years of Elementary School. The methodological
trajectory, with sociopedagogical focus, was developed through a documentary research, based
on the qualitative approach, which seeks to understand the phenomenon and its cultural
meanings. Thus, the description of the types of play and its interfaces with the questions of
interaction and gender, as well as the preferences of children regarding play, represented in
children’s drawings, stood out. The information was extracted from an inventory based on the
collections of children’s drawings of the academic works of Imagem – Research Group on Body
and Education University of Brasília. The drawings were produced and collected during the
field research conducted in public schools over 20 years, between 2001 and 2020. The analysis
took place through the classification, description and interpretation of the games evidenced in
the drawings of 24 empirical works, in which in this study was made a cut with drawings of
four researches of the collection, being two in Brasilia, one in Campinas and one in Hannover,
totaling 83 drawings. The researchers of these works asked the children to draw their favorite
game. Based on the children’s drawings it was possible to highlight the presence of traditional
games as the favorite of boys and girls, given the cultural characteristics of each region of the
country, games alluding to sports, beyond the media’s influence on play. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|