Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cueva Galárraga, Edison Gustavo | - |
dc.contributor.author | Coelho, Caio Cesar | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Caio Cesar. Análise da perda de eficiência de discos de freio em altas temperaturas. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com o passar dos anos, os veículos estão cada vez mais evoluídos quanto a
capacidade de alcançar altas velocidades. Um conjunto extremamente
importante que deve seguir a tendência é o sistema de frenagem. Inúmeros
acidentes são causados pelo seu mau funcionamento e mau uso deste sistema,
por isso, existem algumas variáveis que devem ser estudadas individualmente
para que as soluções a serem desenvolvidas possam trazer mais segurança.
Uma das variáveis em questão é a temperatura pois, a partir dela, poderia
ocorrer: o fenômeno conhecido como "Efeito Fade" (Fade = perda da eficiência
de frenagem devido ao aumento da temperatura), assim como, alterações
estruturais dos componentes mecânicos dos sistemas de frenagem. Para
analisar a influência de esta variável, foram realizados ensaios exploratórios de
frenagem no Laboratório de Tribologia da Universidade de Brasília, utilizando um
dinamômetro inercial que permite simular diversas condições de frenagem de
um sistema de freio a disco veicular. Foram realizados ensaios de frenagens
cíclicas, em discos de freio sólidos com duas composições químicas diferentes:
ferro fundido da classe 250 (Fe250) e ferro fundido ligado com titânio (FeTi). Os
ensaios foram simulados em uma situação hipotética onde um veículo viajando
a 80Km/h aciona os freios até alcançar 70Km/h, depois os libera, retomando
novamente a velocidade de 80Km/h, para que então haja um novo acionamento
do freio até 70Km/h, e assim sucessivamente. Durante as frenagens foram
monitoradas e registradas, em tempo real: a temperatura na pastilha de freio, a
força de atrito (pastilha – disco) e o número de ciclos de frenagem. Os resultados
mostraram uma diminuição da força de atrito (coeficiente de atrito) com o
aumento da temperatura, nas duas composições de disco utilizadas. Além disso,
por causa do forte odor gerado no decorrer dos ensaios, foi construída uma
câmara para coletar os gases emitidos. Os gases coletados foram analisados,
qualitativamente - via espectroscopia de infravermelho (FTIR) - e os resultados
mostraram a presença de CO2, CO, CH4 e Benzeno na sua composição. Gases
que são considerados perigosos para a saúde humana, podendo contribuir para
o desenvolvimento de doenças crônicas, incluindo leucemia e câncer. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Freios automotivos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sistema de freios | pt_BR |
dc.title | Análise da perda de eficiência de discos de freio em altas temperaturas | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:31:31Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T13:31:31Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30174 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Over the years, vehicles are increasingly evolved in terms of the ability to reach
high speeds. An extremely important set that should follow the trend is the braking
system. Numerous accidents are caused by its malfunction and misuse of this
system, therefore, there are some variables that must be studied individually so
that the solutions to be developed can bring more safety. One of the variables in
question is the temperature because, from there, it could occur: the phenomenon
known as the "Fade Effect" (Fade = loss of braking efficiency due to the increase
in temperature), as well as structural changes in the mechanical components of
the systems braking. To analyze the influence of this variable, exploratory braking
tests were carried out at the Tribology Laboratory of the University of Brasília,
using an inertial dynamometer that allows simulating different braking conditions
of a vehicle disc brake system. Cyclic braking tests were carried out on solid
brake discs with two different chemical compositions: class 250 cast iron (Fe250)
and titanium alloy cast iron (FeTi). The tests were simulated in a hypothetical
situation where a vehicle traveling at 80 km / h activates the brakes until reaching
70 km / h, then releases them, resuming the speed of 80 km / h again, so that
there is a new activation of the brake up to 70 km / h, and so on. During braking,
the temperature in the brake pad, the friction force (pad - disc) and the number
of braking cycles were monitored and recorded in real time. The results showed
a decrease in the frictional force (friction coefficient) with increasing temperature,
in the two disk compositions used. In addition, because of the strong odor
generated during the tests, a chamber was built to collect the emitted gases. The
collected gases were analyzed, qualitatively - via infrared spectroscopy (FTIR) -
and the results showed the presence of CO2, CO, CH4 and Benzene in its
composition. Gases that are considered dangerous to human health and can
contribute to the development of chronic diseases, including leukemia and
cancer. | pt_BR |
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