Título: | Relevância da dança e panorama da sua conjuntura contemporânea na escola parque Anísio Teixeira em Ceilândia |
Autor(es): | Moura, Lucas Leite dos Reis |
Orientador(es): | Costa, Jonatas Maia da |
Assunto: | Dança Distrito Federal (DF) - entorno - escolas Ceilândia (DF) |
Data de apresentação: | 24-Mai-2021 |
Data de publicação: | 22-Mar-2022 |
Referência: | MOURA, Lucas Leite dos Reis. Relevância da dança e panorama da sua conjuntura contemporânea na escola parque Anísio Teixeira em Ceilândia. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | A dança estava inserida na educação de Brasília desde o mesmo ano de
inauguração da capital do Brasil (1960), desse modo, o presente trabalho propõe
trazer reflexões acerca da prática da dança e sua utilização no ambiente escolar, bem
como buscar compreender e identificar por meio de relatos dos docentes atuantes na
Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, colhidos mediante uma pesquisa
descritiva e utilizando um questionário, como está a conjuntura da dança atualmente
na escola, visto que esse modelo de escola (as escolas parque) foi primordial na
inserção e valorização da dança no ensino de Brasília, nos moldes educacionais
idealizados por Anísio Teixeira. Como resultado deste trabalho observou-se que a
dança tem sido trabalhada e abordada da melhor forma possível nessa instituição, ou
seja, o nível de aprofundamento da dança é significantemente grande. Mais de 60
anos depois, a dança tem sido contemplada com força expressiva na Escola Parque
Anísio Teixeira em Ceilândia, processo que deriva da sua valorização e
implementação no plano educacional desse modelo de escola desde a década de 60. |
Abstract: | Dance has been part of Brasilia's education since the same year that the capital of
Brazil was inaugurated (1960), thus, the present work proposes to bring reflections
about the practice of dance and its use in the school environment, as well as seeking
to understand and identify by through reports from teachers working at Escola Parque
Anísio Teixeira de Ceilândia, collected through a descriptive research and using a
questionnaire, as is the situation of dance currently in school, since this model of school
(the park schools) was paramount in the insertion and valorization of dance in the
teaching of Brasília, in the educational molds idealized by Anísio Teixeira. As a result
of this work, it is observed that dance has been worked on and approached in the best
possible way in this institution, that is, the level of deepening of dance is significantly
large. More than 60 years later, dance has been contemplated with expressive force
at the Parque Anísio Teixeira School in Ceilândia, a process that derives from its
valorization and implementation in the educational plan of this school model since the
1960s. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.