Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30173
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LucasLeiteDosReisMoura_tcc.pdf1,27 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relevância da dança e panorama da sua conjuntura contemporânea na escola parque Anísio Teixeira em Ceilândia
Autor(es): Moura, Lucas Leite dos Reis
Orientador(es): Costa, Jonatas Maia da
Assunto: Dança
Distrito Federal (DF) - entorno - escolas
Ceilândia (DF)
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 22-Mar-2022
Referência: MOURA, Lucas Leite dos Reis. Relevância da dança e panorama da sua conjuntura contemporânea na escola parque Anísio Teixeira em Ceilândia. 2021. 56 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A dança estava inserida na educação de Brasília desde o mesmo ano de inauguração da capital do Brasil (1960), desse modo, o presente trabalho propõe trazer reflexões acerca da prática da dança e sua utilização no ambiente escolar, bem como buscar compreender e identificar por meio de relatos dos docentes atuantes na Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, colhidos mediante uma pesquisa descritiva e utilizando um questionário, como está a conjuntura da dança atualmente na escola, visto que esse modelo de escola (as escolas parque) foi primordial na inserção e valorização da dança no ensino de Brasília, nos moldes educacionais idealizados por Anísio Teixeira. Como resultado deste trabalho observou-se que a dança tem sido trabalhada e abordada da melhor forma possível nessa instituição, ou seja, o nível de aprofundamento da dança é significantemente grande. Mais de 60 anos depois, a dança tem sido contemplada com força expressiva na Escola Parque Anísio Teixeira em Ceilândia, processo que deriva da sua valorização e implementação no plano educacional desse modelo de escola desde a década de 60.
Abstract: Dance has been part of Brasilia's education since the same year that the capital of Brazil was inaugurated (1960), thus, the present work proposes to bring reflections about the practice of dance and its use in the school environment, as well as seeking to understand and identify by through reports from teachers working at Escola Parque Anísio Teixeira de Ceilândia, collected through a descriptive research and using a questionnaire, as is the situation of dance currently in school, since this model of school (the park schools) was paramount in the insertion and valorization of dance in the teaching of Brasília, in the educational molds idealized by Anísio Teixeira. As a result of this work, it is observed that dance has been worked on and approached in the best possible way in this institution, that is, the level of deepening of dance is significantly large. More than 60 years later, dance has been contemplated with expressive force at the Parque Anísio Teixeira School in Ceilândia, a process that derives from its valorization and implementation in the educational plan of this school model since the 1960s.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.