Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Cueva Galárraga, Edison Gustavo | - |
dc.contributor.author | Pacheco, Allan Pereira | - |
dc.identifier.citation | PACHECO, Allan Pereira. Estudo do atrito e desgaste em diferentes condições de carga e lubrificação para um conjunto pino-disco de aço 1045. 2021. 84 p., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem por finalidade estudar o desgaste do aço 1045 quando
atritado contra si mesmo em um sistema disco pino em diferentes condições de carga
e lubrificação a fim de compará-los e compreender as variações e diferentes formas
de desgaste. Para tal objetivo as superfícies dos pinos e discos foram preparadas com
lixas de granulometria 400 e 3000, respectivamente. Os discos ainda foram polidos
posteriormente. Os ensaios para a elaboração do trabalho foram realizados em uma
bancada de ensaios de desgaste equipadas com sensores que mediram a força de
atrito e a temperatura do disco e tiveram duração de 20 minutos. As cargas utilizadas
nos ensaios foram 5N, 10N e 25N. As condições de ensaio foram a seco, lubrificado
com óleo 5w40, lubrificado com óleo 5w40 e Militec-1, lubrificado com óleo 5w40 e
Militec-1 após tratamento térmico superficial. As saídas de interesse foram a força de
atrito e a temperatura medidas durante o ensaio, além da massa perdida e o dano
superficial decorrente do teste. Concluiu-se que os testes a seco são extremamente
danosos ao sistema, apresentando elevadas forças de atrito, temperatura e massa
perdida se comparado aos ensaios lubrificados. Observou-se também que o
condicionador de metais não apresentou resultados satisfatórios de redução de atrito,
contribuindo, inclusive, para uma piora nos valores referentes ao valor de massa
perdida, a degradação da superfície do corpo de prova e a dissipação de calor do
sistema. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Aço | pt_BR |
dc.subject.keyword | Resistência de materiais | pt_BR |
dc.title | Estudo do atrito e desgaste em diferentes condições de carga e lubrificação para um conjunto pino-disco de aço 1045 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:20:17Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T13:20:17Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-16 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30172 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present final paper aims to study the wear of 1045 steel when rubbed
against itself in a pin disc system under different load and lubrication conditions in order
to compare them and understand the variations and different forms of wear. For this
purpose, the surfaces of the pins and discs were prepared with 400 and 3000
sandpaper, respectively. Discs were polished yet. The tests for the elaboration of the
paper were carried out on a wear test bench equipped with sensors that measured the
friction force and temperature of the disc and lasted 20 minutes. The loads used in the
tests were 5N, 10N and 25N. The test conditions were dry, lubricated with 5w40 oil,
lubricated with 5w40 and Militec-1 oil, lubricated with 5w40 and Militec-1 oil after
surface heat treatment. The outputs of interest were friction force and temperature
measured during the test and the lost mass and surface damage resulting from the
test. It was concluded that the dry tests are extremely harmful to the system, presenting
high friction forces, temperature and lost mass when compared to the lubricated tests.
It was also observed that the metal conditioner did not show satisfactory results in
reducing friction, contributing even to a worsening in the values related to the lost mass
value, the degradation of the surface of the specimen and the heat dissipation of the
system. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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