Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30171
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarinaBarretoAvianiRibeiro_pdf.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorMelo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de-
dc.contributor.authorRibeiro, Marina Barreto Aviani-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Marina Barreto Aviani. Qualidade de vida dos estudantes de ensino médio do IFB durante pandemia do covid-19: níveis de atividade física, transtorno de ansiedade e distúrbio do sono. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEm função do distanciamento social as escolas foram fechadas e a população teve suas possibilidades de práticas de atividade física (AF) limitadas. Os adolescentes que já passam nesta fase por grandes preocupações referentes à escola, faculdade, futuro e problemas individuais, tiveram ainda que lidar com a ausência dos amigos, problemas familiares, além de experimentarem maiores níveis de ansiedade, insônia e baixa qualidade de vida. O presente estudo é de caráter descritivo e correlacional, teve como objetivo verificar a relação entre níveis de AF qualidade do sono e sintomas de ansiedade dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB) durante a pandemia do COVID-19. Os resultados demonstraram correlação negativa moderada entre o IDATE-T e o Escore_F&L (r = -0.599, p = < 0.001), correlação negativa forte entre IDATE_E e Escore_F&L (r = -0.624, p = <0.001), não houve associação entre sexo e classificação no IPAQ bem como não houve correlação estatisticamente significativa entre CLA_IPAQ, IDATE e Escore_F&L. Apesar disso, é possível observar uma relação fraca positiva entre o Escore_F&L com a CLA_IPAQ e uma relação fraca negativa entre IDATE-T e IDATE-E com CLA_IPAQ.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordcovid-19pt_BR
dc.subject.keywordAdolescentespt_BR
dc.subject.keywordAtividade físicapt_BR
dc.subject.keywordAnsiedadept_BR
dc.subject.keywordSonopt_BR
dc.subject.keywordQualidade de vidapt_BR
dc.titleQualidade de vida dos estudantes de ensino médio do IFB durante pandemia do covid-19 : níveis de atividade física, transtorno de ansiedade e distúrbio do sonopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T13:15:29Z-
dc.date.available2022-03-22T13:15:29Z-
dc.date.submitted2021-11-04-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30171-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Due to the social distancing, the schools were closed and the population had their possibility of practicing physical activity (PA) limited. The adolescents, that in this phase of life already pass through big concerns about school, college, their future and individual problems, had to deal with the absence of their friends, family problems and also experience higher levels of anxiety, insomnia and low quality of life. This study is descriptive and correlational, aimed to verify the relation between PA levels, sleep quality and anxiety symptoms in students of Instituto Federal de Brasília (IFB) during COVID-19 pandemic. The results demonstrated moderate negative correlation between IDATE-T and F&L-Score (r = -0.599, p = < 0.001), strong negative correlation between IDATE-E and F&L-Score (r = -0.624, p = <0.001), there was no association between gender and IPAQ classification and no statistically significant correlation between CLA-IPAQ, IDATE and F&L-Score. Besides that, it is possible to notice a weak positive correlation between F&L-Score and CLA-IPAQ, and a weak negative correlation between IDATE-T or IDATE-E and CLA-IPAQ.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.