Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Melo, Lídia Mara Aguiar Bezerra de | - |
dc.contributor.author | Ribeiro, Marina Barreto Aviani | - |
dc.identifier.citation | RIBEIRO, Marina Barreto Aviani. Qualidade de vida dos estudantes de ensino médio do IFB durante pandemia do covid-19: níveis de atividade física, transtorno de ansiedade e distúrbio do sono. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Em função do distanciamento social as escolas foram fechadas e a população teve suas
possibilidades de práticas de atividade física (AF) limitadas. Os adolescentes que já passam nesta
fase por grandes preocupações referentes à escola, faculdade, futuro e problemas individuais,
tiveram ainda que lidar com a ausência dos amigos, problemas familiares, além de experimentarem
maiores níveis de ansiedade, insônia e baixa qualidade de vida. O presente estudo é de caráter
descritivo e correlacional, teve como objetivo verificar a relação entre níveis de AF qualidade do
sono e sintomas de ansiedade dos alunos do Ensino Médio do Instituto Federal de Brasília (IFB)
durante a pandemia do COVID-19. Os resultados demonstraram correlação negativa moderada
entre o IDATE-T e o Escore_F&L (r = -0.599, p = < 0.001), correlação negativa forte entre
IDATE_E e Escore_F&L (r = -0.624, p = <0.001), não houve associação entre sexo e classificação
no IPAQ bem como não houve correlação estatisticamente significativa entre CLA_IPAQ, IDATE
e Escore_F&L. Apesar disso, é possível observar uma relação fraca positiva entre o Escore_F&L
com a CLA_IPAQ e uma relação fraca negativa entre IDATE-T e IDATE-E com CLA_IPAQ. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Adolescentes | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atividade física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ansiedade | pt_BR |
dc.subject.keyword | Sono | pt_BR |
dc.subject.keyword | Qualidade de vida | pt_BR |
dc.title | Qualidade de vida dos estudantes de ensino médio do IFB durante pandemia do covid-19 : níveis de atividade física, transtorno de ansiedade e distúrbio do sono | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-22T13:15:29Z | - |
dc.date.available | 2022-03-22T13:15:29Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30171 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Due to the social distancing, the schools were closed and the population had their possibility of
practicing physical activity (PA) limited. The adolescents, that in this phase of life already pass
through big concerns about school, college, their future and individual problems, had to deal with
the absence of their friends, family problems and also experience higher levels of anxiety, insomnia
and low quality of life. This study is descriptive and correlational, aimed to verify the relation
between PA levels, sleep quality and anxiety symptoms in students of Instituto Federal de Brasília
(IFB) during COVID-19 pandemic. The results demonstrated moderate negative correlation
between IDATE-T and F&L-Score (r = -0.599, p = < 0.001), strong negative correlation between
IDATE-E and F&L-Score (r = -0.624, p = <0.001), there was no association between gender and
IPAQ classification and no statistically significant correlation between CLA-IPAQ, IDATE and
F&L-Score. Besides that, it is possible to notice a weak positive correlation between F&L-Score
and CLA-IPAQ, and a weak negative correlation between IDATE-T or IDATE-E and CLA-IPAQ. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|