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Título: O ensino de química geral no contexto do REUNI : um estudo de caso
Autor(es): Freitas, Elon Ferreira de
Orientador(es): Silva, Roberto Ribeiro da
Assunto: Química - estudo e ensino (Superior)
Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI)
Universidades e faculdades
Data de apresentação: 14-Dez-2011
Data de publicação: 5-Mar-2012
Referência: FREITAS, Elon Ferreira de. O ensino de química geral no contexto do REUNI: um estudo de caso. 2011. 30 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Por muitos anos, as universidades brasileiras vêm enfrentando problemas relacionados ao desempenho nos cursos da área de ciências, que são evidenciados, principalmente, por meio de indicadores de evasão e reprovação de alunos. Apesar da relevância do tema, existem poucos estudos que tratam do assunto com uma sistematização dos dados e planejamento de ações para reverter esse quadro, e por muitas vezes, a solução é dada por medidas paliativas que, infelizmente, não resolvem os problemas existentes nas universidades brasileiras. A Química Geral por ser uma disciplina introdutória para vários cursos como Química, Farmácia, Engenharia, Biologia, geralmente o programa não consegue suprir todas as expectativas e necessidades de cada curso. Devido à ementa ser muito extensa, o professor não consegue abordar com profundidade todos os tópicos, além de desconsiderar as necessidades específicas de cada curso. Como consequência disso, aborda temas que muitas vezes não são utilizados pelos profissionais em formação, em detrimento de temas relevantes. Com a implantação do programa REUNI ouve a expansão das universidades brasileiras, aumento do número de cursos e também do número de alunos de graduação. Evidentemente como em outras universidades já existentes, essas novas universidades recém inauguradas encontram grandes desafios. Assim, tendo em vista o contexto do programa REUNI investigaremos a evolução da disciplina de Química Geral na FGA desde o inicio desta disciplina no campus. O trabalho foi realizado adquirindo dados do campus da Faculdade UnB-Gama (FGA) por meio de entrevistas com a professora responsável pela disciplina de Química Geral. Foi questionado o desempenho dos alunos e solicitado a esta professora dados referentes à aprovação, reprovação e trancamento de matricula. Com os dados em algumas tabelas analisamos o desempenho dos alunos e encontramos possíveis justificativas para o baixo rendimento destes.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2011.
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