Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30169
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreLuizAlmeida_LuizaFerraz_tcc (1).pdf943,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O Impacto da realização de atividade física orientada e sua importância na qualidade de vida, dor e depressão para indivíduos portadores de fibromialgia : uma revisão narrativa
Autor(es): Almeida, André Luiz Albuquerque de
Ferraz, Luiza Lauria
Orientador(es): Santos, Cláudia Maria Goulart dos
Assunto: Fibromialgia
Qualidade de vida
Atividade física
Exercícios físicos
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 22-Mar-2022
Referência: ALMEIDA, André Luiz Albuquerque de; FERRAZ, Luiza Lauria. O Impacto da realização de atividade física orientada e sua importância na qualidade de vida, dor e depressão para indivíduos portadores de fibromialgia : uma revisão narrativa. 2021. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: A Síndrome da Fibromialgia é uma síndrome reumática de etiologia desconhecida que se evidencia por dores musculoesqueléticas difusa e crônica. É uma doença que acomete o sistema locomotor com relatos de sintomas em pelo menos 3 meses. O objetivo desta revisão narrativa é avaliar como a prática de atividade física impacta na vida de pacientes fibromiálgicos e qual sua importância para melhora da qualidade de vida. Para realizar esta pesquisa, foi realizada uma revisão de literatura nas bases CAPES e SciELO, em que foram utilizados artigos da língua portuguesa dos anos de 2006 a 2020 com os descritores "Fibromialgia”, “Qualidade de vida”, "Atividade física", "exercício físico" e “aptidão física”. Os estudos apontaram haver uma correlação benéfica da prática de atividade física com a melhora dos sintomas da fibromialgia. Da mesma forma, a atividade física é indicada como tratamento não farmacológico para amenizar os sintomas da depressão decorrente da Síndrome da Fibromialgia. Atividades de baixa intensidade, treinamento de força, alongamentos, hidrocinesioterapia, entre outros são os mais indicados para pacientes fibromiálgicos aprimorando a qualidade de vida destes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação ) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.