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Título: Estratégia de empacotamento para uma firma monopolista multiproduto : uma análise sob a perspectiva de modelos do tipo Principal-Agente
Autor(es): Santos, Roberto Lucas Damaceno dos
Orientador(es): Peñaloza, Rodrigo Andrés de Souza
Assunto: Estratégias empresariais
Preços - determinação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 21-Mar-2022
Referência: SANTOS, Roberto Lucas Damaceno dos. Estratégia de empacotamento para uma firma monopolista multiproduto: uma análise sob a perspectiva de modelos do tipo Principal-Agente. 2021. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Uma firma monopolista, que tem a capacidade de manipular os preços dos produtos que vende, deseja buscar a melhor estratégia possível para maximizar seus lucros. Porém, ela possivelmente irá enfrentar obstáculos como restrições legais e informação imperfeita sobre o mercado. Neste trabalho analisamos a situação de uma firma monopolista que atua em dois mercados diferentes e qual seria a melhor estratégia para essa firma: empacotamento (bundling) ou componentes puros (pure components). No empacotamento, a firma somente vende os dois bens de maneira conjunta, em um pacote, enquanto em componentes puros, ela vende os bens apenas de maneira separada. Para isso, usamos o modelo Principal-Agente com seleção adversa. Cada mercado possui dois tipos de consumidores, os que valoram pouco ou muito o bem em questão. Cada uma das situações é representada por uma maximização com algumas restrições, as quais podem ser simplificadas a ponto de se chegar a uma maximização sem restrições. Após determinar a expressão do lucro em cada situação, ambas em função da proporção μ de consumidores que valoram muito o bem e do spread de incerteza (diferença entre valoração alta ebaixa), é feita uma comparação entre ambas afim de determinar sob quais condições uma estratégia é superior à outra. A essa condição damos o nome de diferencial de lucro. Após isso, são feitas algumas simulações alterando os valores de μ e α e analisando como o diferencial de lucro se comporta. De maneira geral, conclui-se que existem valores para cada parâmetros pros quais o empacotamento sempre será melhor, independente do valor do outro. Entretanto, sempre que componentes puros é uma possível melhor opção para a firma, pode ocorrer uma alteração em algum dos parâmetros que torne o empacotamento mais vantajoso. Assim, a gama de situações nais quais o empacotamento é mais lucrativo é superior à gama de situações onde componentes puros é a melhor escolha.
Abstract: A monopolistic firm, which has the ability to manipulate the prices of the products it sells, wants to seek the best possible strategy to maximize its profits. However, it will possibly face obstacles such as legal restrictions and imperfect information about the market. This paper analyzes the situation of a monopolistic firm that operates in two different markets and what would be the best strategy for this firm: bundling or pure components. In bundling, the firm only sells the two goods together, in a package, while in pure components it sells the goods only separately. For this, the tooling of principal-agent models, which deal with adverse selection, was used. Each market has two types of consumers, those who have low or high valuation over the good. Each situation is represented by a maximization with some constraints, which can be simplified to the point of reaching an maximization without constraints. After determining the profit expression in each situation, both depending on the proportion μ of consumers who highly value the good and the uncertainty spread (difference between high and low valuation), a comparison is made between the two in order to determine under which conditions one strategy is superior to the other. We call this condition profit differential. After that, some simulations are made by changing the values μ and α and analyzing how the profit differential behaves. In general, it is concluded that there are values of each parameters for which bundling will always be better, regardless of the value of the other. Also, whenever pure components are a possible best option for the firm, a change in any of the parameters may occur that makes packaging more advantageous. Thus, the range of situations in which bundling is more profitable is superior to the range of situations where pure components is the best option.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Economia, 2021.
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