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Título: Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens
Autor(es): Dutra, Rafael dos Santos
Orientador(es): Codá, Renato Calhau
Assunto: Aplicativos
Consumidores
Consumo alimentar
Consumo
Aplicativo de entrega de delivery
Data de apresentação: 23-Set-2021
Data de publicação: 18-Mar-2022
Referência: DUTRA, Rafael dos Santos. Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida: estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Atualmente, o mercado gastronômico dispõe de um leque de canais e formas de vendas propiciadas pela tecnologia e pelos benefícios gerados por ela. Portanto, o objetivo deste estudo foi verificar se existe correlação da frequência de compra, conveniência, do preço e da satisfação e a percepção do processo de compra em aplicativos de entrega de comida, sob a perspectiva do consumidor. A pesquisa é de cunho quantitativo e foi realizada com 422 pessoas que compram ou que compraram alguma refeição pronta em aplicativos de entrega de comida através da aplicação de um questionário. Os resultados demonstraram que a frequência de compra (R = 0.250, p < 0.001), conveniência (R = 0.537, p < 0.001), o preço (R = 0.339, p < 0.001) e a satisfação (R = 0.607 (p < 0.001) apresentam correlações positivas e significativas em relação a percepção do consumidor sobre o processo de compra validando as hipóteses propostas pelo estudo. A satisfação foi a variável de maior fator de correlação em relação a percepção de compra, em seguida a conveniência, o preço e a frequência de compra. O preço foi o fator de maior discordância dos respondentes apontando uma insatisfação. Os resultados desta pesquisa, evidenciaram que as hipóteses levantadas foram suportadas e apresentam de fato, correlações positivas no processo de compra.
Abstract: Currently, the gastronomic market has a range of channels and forms of sales provided by technology and the benefits generated by it. Therefore, the aim of this study was to verify whether there is a correlation between purchase frequency, convenience, price and satisfaction and the perception of the purchase process in food delivery applications, from the consumer's perspective. The survey is quantitative in nature and was carried out with 422 people who buy or who bought a ready-to-eat meal in food delivery applications through the application of a questionnaire. The results showed that purchase frequency (R = 0.250, p < 0.001), convenience (R = 0.537, p < 0.001), price (R = 0.339, p < 0.001) and satisfaction (R = 0.607 (p < 0.001) 0.001) present positive and significant correlations in relation to consumer perception about the purchase process, validating the hypotheses proposed by the study. Satisfaction was the variable with the highest correlation factor in relation to purchase perception, followed by convenience, price and the frequency of purchase. Price was the factor of greatest disagreement among respondents, pointing to dissatisfaction. The results of this research showed that the hypotheses raised were supported and, in fact, present positive correlations in the purchasing process.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021.
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