Título: | Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida : estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens |
Autor(es): | Dutra, Rafael dos Santos |
Orientador(es): | Codá, Renato Calhau |
Assunto: | Aplicativos Consumidores Consumo alimentar Consumo Aplicativo de entrega de delivery |
Data de apresentação: | 23-Set-2021 |
Data de publicação: | 18-Mar-2022 |
Referência: | DUTRA, Rafael dos Santos. Percepção de compra em aplicativo de entrega de comida: estudo dos fatores correlacionados, sob a perspectiva dos jovens. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Atualmente, o mercado gastronômico dispõe de um leque de canais e formas de
vendas propiciadas pela tecnologia e pelos benefícios gerados por ela. Portanto, o
objetivo deste estudo foi verificar se existe correlação da frequência de compra,
conveniência, do preço e da satisfação e a percepção do processo de compra em
aplicativos de entrega de comida, sob a perspectiva do consumidor. A pesquisa é de
cunho quantitativo e foi realizada com 422 pessoas que compram ou que compraram
alguma refeição pronta em aplicativos de entrega de comida através da aplicação de
um questionário. Os resultados demonstraram que a frequência de compra (R = 0.250,
p < 0.001), conveniência (R = 0.537, p < 0.001), o preço (R = 0.339, p < 0.001) e a
satisfação (R = 0.607 (p < 0.001) apresentam correlações positivas e significativas em
relação a percepção do consumidor sobre o processo de compra validando as
hipóteses propostas pelo estudo. A satisfação foi a variável de maior fator de
correlação em relação a percepção de compra, em seguida a conveniência, o preço
e a frequência de compra. O preço foi o fator de maior discordância dos respondentes
apontando uma insatisfação. Os resultados desta pesquisa, evidenciaram que as
hipóteses levantadas foram suportadas e apresentam de fato, correlações positivas
no processo de compra. |
Abstract: | Currently, the gastronomic market has a range of channels and forms of sales provided
by technology and the benefits generated by it. Therefore, the aim of this study was to
verify whether there is a correlation between purchase frequency, convenience, price
and satisfaction and the perception of the purchase process in food delivery
applications, from the consumer's perspective. The survey is quantitative in nature and
was carried out with 422 people who buy or who bought a ready-to-eat meal in food
delivery applications through the application of a questionnaire. The results showed
that purchase frequency (R = 0.250, p < 0.001), convenience (R = 0.537, p < 0.001),
price (R = 0.339, p < 0.001) and satisfaction (R = 0.607 (p < 0.001) 0.001) present
positive and significant correlations in relation to consumer perception about the
purchase process, validating the hypotheses proposed by the study. Satisfaction was
the variable with the highest correlation factor in relation to purchase perception,
followed by convenience, price and the frequency of purchase. Price was the factor of
greatest disagreement among respondents, pointing to dissatisfaction. The results of
this research showed that the hypotheses raised were supported and, in fact, present
positive correlations in the purchasing process. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2021. |
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