Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dunaeva, Cristina Antonioevna | - |
dc.contributor.author | Josino, Victor Guilherme Mota | - |
dc.identifier.citation | JOSINO, Victor Guilherme Mota. Arte palestina: fragmentação, memória e identidade na produção artística de Sliman Mansour, Mona Hatoum e Kamal Boullata. 2021. 65 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso visa traçar uma história da arte palestina intra
e extraterritorial a partir de 1948, ano em que se dá início ao processo de fundação do
Estado de Israel e ao problema da diáspora palestina, decorrente da tomada e controle dos
territórios outrora ocupados predominantemente por árabes nativos. Para isso, apresento
o trabalho de três artistas: Sliman Mansour (1947), Mona Hatoum (1952) e Kamal Boullata
(1942 - 2019), palestinos que viveram distintas experiências como refugiados e/ou
residentes da Palestina e Israel. Fazendo uma interlocução entre arte, política e história,
busco analisar e refletir sobre a maneira como cada artista lida com a questão palestina em
suas particularidades estéticas e discursivas, levando também em consideração a realidade
histórica e colonial da Palestina, a produção artística anterior a 1948 e os possíveis
encontros e desencontros desses artistas com um exercício comum da memória e a
construção de uma identidade palestina. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte | pt_BR |
dc.subject.keyword | Palestina | pt_BR |
dc.subject.keyword | Produção artística | pt_BR |
dc.subject.keyword | Arte palestina | pt_BR |
dc.title | Arte palestina : fragmentação, memória e identidade na produção artística de Sliman Mansour, Mona Hatoum e Kamal Boullata. | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-18T13:12:10Z | - |
dc.date.available | 2022-03-18T13:12:10Z | - |
dc.date.submitted | 2021-05-28 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30133 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aims to trace a history of palestinian art, made inside and out the
territorials of Palestine since 1948, the year in which the process of founding the State of
Israel and the problem of the palestinian diaspora took place, resulting from the seizure and
control of the territories formerly occupied predominantly by native arabs. To do so, I
introduce the work of three artists: Sliman Mansour (1947), Mona Hatoum (1952) and Kamal
Boullata (1942 - 2019), palestinians who have had different experiences as refugees and/or
residents of Palestine and Israel. Making bonds between art, politics and history, I seek to
analyze and reflect on the way in which each artist deals with the palestinian issue in their
aesthetic and discursive particularities, also taking into account the historical and colonial
reality of Palestine, the artistic production prior to 1948 and the possible encounters and
mismatches among these artists, regarding a common exercise of memory and construction
of a palestinian identity. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte
|