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2020_IsabelUessugeAntun_tcc.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ver/abrir |
Título: | Entre fronteiras e deslocamentos : estranhamentos em Shirin Neshat, Mona Hatoum e Tanja Ostojić |
Autor(es): | Antun, Isabel Uessugue |
Orientador(es): | Cruz, Cecilia Mori |
Assunto: | Fronteiras Mulheres Arte |
Data de apresentação: | 14-Dez-2020 |
Data de publicação: | 18-Mar-2022 |
Referência: | ANTUN, Isabel Uessugue. Entre fronteiras e deslocamentos: estranhamentos em Shirin Neshat, Mona Hatoum e Tanja Ostojić. 2020. 51 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Teoria, Crítica e História da Arte)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Para discutir os temas de deslocamento, território e limite nas produções de Shirin Neshat e Mona Hatoum no primeiro capítulo e Tanja Ostojić no segundo, foram estudadas concepções da psicanálise e da teoria e história da arte contemporânea, além de feita uma investigação da vida pessoal e profissional das artistas selecionadas. No primeiro momento, são levantadas reflexões em torno de conceitos como a escrita em sobreposição, a cena dentro da cena e o alcance através da língua inglesa “o idioma universal” para analisar a série de Neshat Women of Allah, seu primeiro grande projeto artístico com autorretratos e corpos iranianos. As duas primeiras artistas apresentadas no primeiro capítulo foram exiladas quando jovens, tiveram que conviver em territórios estrangeiros com idiomas secundários e longe de seus entes queridos. A seguir, é apresentada Hatoum em sua obra midiática Measures of Distance, que dialoga com o trabalho anterior de Neshat em profundas camadas. Algumas delas seriam a composição ortográfica presente no vídeo, os elementos cromáticos inexpressivos e o engajamento de um posicionamento diante do papel de estrangeira árabe no processo de entendimento de todas as adversidades que se apresentam diante delas. Em ambas obras, o conceito de cena dentro da cena é utilizado como reflexão para pensar em projeção de si e relações entre realidade e ficção, além do que se percebe nas obras como elementos que ocasionam estranhamento estudado por Freud. Turbulent, também de Neshat, conclui o capítulo e as discussões do manifesto da voz da mulher e seu poder nas diferentes abordagens artísticas, e como a artista arrisca aproximar-se do ambiente cinematográfico através desse trabalho. Aqui, são costurados elementos da obra com o conceito freudiano de pulsão de morte. No segundo capítulo, passamos pelo conceito de não-lugares por Marc Augé a fim de uma aproximação dos trabalhos performáticos e documentais de Tanja Ostojić, introduzindo o assunto com a obra Misplaced Women?. Novamente com a noção do que é real ou fictício atravessada, é apresentado como a última artista é conciliada com a pesquisa, de maneira que seus deslocamentos não partiram de uma condição de exílio, mas da dissolução de seu país de origem que a estimulou para estar sempre em movimento, questionando as burocracias entre fronteiras, as conjunturas desprezíveis das quais mulheres são coagidas e investigando suas próprias limitações como artista estrangeira. A segunda obra, After Courbet, nos permite refletir sobre o duplo freudiano como operação artística, como é desenvolvida a sensação de repulsa intencional que investe ao público e a provocação à censura do corpo e da arte, além da crítica ao nacionalismo estrutural incoerente e, na realidade da artista, utópico. Por fim, em Looking for a Husband with EU Passport, Ostojić promove um projeto irônico e detalhado que é apresentado juntamente com considerações dos termos Bobo da Corte Vigarista e Forasteiro desenvolvido pela artista e historiadora da arte Cecilia Mori Cruz, termo de sua pesquisa de doutorado que dialoga sobre o temperamento daquele que busca subverter as esferas limitantes, além de reflexões do olhar do estrangeiro do filósofo Nelson Brissac Peixoto. Assim, com referências psicanalíticas, antropológicas e dentre outras, é concluída a pesquisa de um exercício do olhar para produções artísticas contemporâneas de três mulheres não ocidentais a fim de abraçar, estudar e compartilhar conhecimento a partir de inquietações culturais e coletivas que geram execuções visuais de grandezas e demarcações ilimitadas. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Visuais, Teoria, Crítica e História da Arte, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Teoria, Crítica e História da Arte |
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