Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3013
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_CatiaRechDorigoni.pdf393,83 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do clima organizacional existente em uma instituição financeira privada
Autor(es): Dorigoni, Cátia Rech
Orientador(es): Gonçalves, Rose Mary
Assunto: Clima organizacional
Comportamento organizacional
Motivação no trabalho
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 1-Mar-2012
Referência: DORIGONI, Cátia Rech. Avaliação do clima organizacional existente em uma instituição financeira privada. 2011. 42 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Porto-Velho-RO, 2011.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar o Clima Organizacional existente em uma Agência de uma Instituição Financeira Privada, na percepção dos colaboradores. Para Toro (2001, apud MARTINS, 2008, p. 30) o Clima Organizacional consiste “em percepções compartilhadas que os membros desenvolvem através de suas relações com as políticas, as práticas e os procedimentos organizacionais tanto formais quanto informais”. A pesquisa foi realizada em uma das Agências de uma Instituição Financeira Privada, fundada no ano de 1943. Os produtos e serviços oferecidos pela Instituição compreendem operações bancárias e a mesma está localizada no município de Porto Velho – RO. O trabalho é um estudo de campo sendo caracterizado como descritivo e transversal. A natureza das variáveis de pesquisa é quantitativa e os dados são primários, coletados através do questionário para obtenção do Perfil Socioeconômico e da Escala de Clima Organizacional. Os resultados da pesquisa apontam indicadores de que o Clima Organizacional na Agência é favorável, porém, o fator Controle/Pressão apresentou média alta, indicando problema nesse quesito. Sugere-se então, que a Agência repense os meios de Controle/Pressão exercidos sobre seus colaboradores para que se efetive um Clima Organizacional favorável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons