Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30128
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovanniRuggeri_tcc.pdf1,19 MBAdobe PDFver/abrir
2021_GiovanniRuggeri_produto.pdf201,91 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dandara : um roteiro de longa-metragem sobre o Quilombo dos Palmares
Autor(es): Ruggeri, Giovanni
Orientador(es): Cavalcante, Denise Moraes
Assunto: Quilombos
Longa-metragem - roteiro
Escravidão
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Mar-2022
Referência: RUGGERI, Giovanni. Dandara: um roteiro de longa-metragem sobre o Quilombo dos Palmares. 2021. 80 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho apresenta um roteiro de longa-metragem de ficção. É baseado em fatos históricos do século XVII e focado na luta de resistência dos quilombolas de Palmares, o maior e mais longevo quilombo da América Latina, através da perspectiva da personagem Dandara. No Memorial Descritivo há especificações sobre o processo de escrita e as pesquisas históricas utilizadas para a construção do enredo. O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso foi desenvolver uma ficção que leve aos espectadores-leitores uma reflexão crítica acerca da História do Brasil como também dos temas do enredo que estão presentes até hoje como, por exemplo, o racismo. O método de escrita foi inspirado nos autores Robert Mckee e Christopher Vogler, Doc Comparato e a estadunidense Kim Hudson.
Abstract: This paper presents a fiction feature film screenplay named “Dandara”. Its story is based on historical facts of the 17th century and focuses on the resistance fight of the quilombolas of Palmares, the largest and the longest quilombo in Latin America, through the eyes of the character Dandara. This Specification deals with details about the process of screenwriting and the historical research used to build up the story. The objective of this Course Conclusion Paper is to create a fiction that brings the public to critical reflection about the Brazilian History. As the themes of the script unfold they reveal the presence of racism that endures until nowadays. The method of screenwriting was developed by classic authors like Robert McKee and Christopher Vogler, the Brazilian Doc Comparato and the North American Kim Hudson.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Audiovisual e Publicidade, habilitação em Audiovisual, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Audiovisual



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.