Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Viana, Rhander | - |
dc.contributor.author | Rocha, Pedro Henrique Aires | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Pedro Henrique Aires. Estudo de viabilidade ergonômica e estrutural de motocicleta com chassi de geometria berço simples. 2020. 78 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Automotiva)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama (FGA), Engenharia Automotiva, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A fabricação de motocicletas artesanaistemse espalhado por todo o mundo desde meados da Segunda GuerraMundial. Em tal momento histórico, foi inserido no âmbitobélico o uso de tais veículos para fins de combate e transporte de tropa. Ao fim da Guerra, os militares retornaram aos seus países de origem com todo o conhecimentode mecânica, manutenção e montagem adquiridos no campo de batalha, pois eram eles os responsáveis por seus veículos. Com isso, surgiram novos estilos de fabricação artesanal de motocicletas inserindo os estilosBobbere Chopperque utilizavam algumas peças de motocicletas fabricadas em larga escala e outras de autoria própria. Devido àbusca por estilos de motocicletas mais simples de se fabricar, surgiu a geometria do tipo berço simples que será o ponto centralde estudo deste trabalho com vistas aos seus parâmetros mecânicose ergonômicos. Neste trabalho serão abordadas as análises computacionais do modelo propostosobcarregamento estático, dinâmico, modal bem como os níveis de conforto observados pelo condutor. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Automóveis - chassi | pt_BR |
dc.subject.keyword | Motocicletas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ergonomia | pt_BR |
dc.title | Estudo de viabilidade ergonômica e estrutural de motocicleta com chassi de geometria berço simples | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-17T15:14:03Z | - |
dc.date.available | 2022-03-17T15:14:03Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-07 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30126 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The manufacture of handmade motorcycles has spread throughout the world since the middle of World War II. At such a historic moment, the use of such vehicles for combat and troop transport purposes was inserted in the military sphere. At the end of the war, the military returned to their countries of origin with all the knowledge of mechanics, maintenance and assembly acquired on the battlefield, as they were responsible for their vehicles. With that, new styles of handmade motorcycle manufacturing emerged, including the Bobber and Chopper styles that used some motorcycle parts manufactured on a large scale and others of their own design. Due to the search for motorcycle stylesthat are simpler tomanufacture, simple cradle geometry emerged, which will be the central point of study of this work with a view to its mechanical and ergonomic parameters. In this work, computational analysis of the proposed model under static, dynamic, modal loading as well as the comfort levels observed by the driver will be addressed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Automotiva
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