Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30125
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_GabrielSilva_JulianeBranquinho_tcc.pdf4,33 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Elaboração de uma sequência didática virtual a partir dos desafios enfrentados no aprendizado de Botânica na visão de professores do DF
Autor(es): Silva, Gabriel dos Santos
Branquinho, Juliane Bagno
Orientador(es): Russo, Cristiane Rodrigues Menezes
Assunto: Botânica - estudo e ensino
Fisiologia vegetal
Recursos didáticos
Fotossíntese
Data de apresentação: 2020
Data de publicação: 16-Mar-2022
Referência: SILVA, Gabriel dos Santos; BRANQUINHO, Juliane Bagno. Elaboração de uma sequência didática virtual a partir dos desafios enfrentados no aprendizado de Botânica na visão de professores do DF. 2020. 75 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A pesquisa consiste em identificar as dificuldades enfrentadas no ensino de Botânica por professores e professoras, bem como a produção de material de apoio com base nos principais desafios relatados por eles e elas. O público alvo do trabalho são os professores de Biologia do Distrito Federal e entorno, que atuam em escolas públicas e particulares no Ensino Médio. A partir dos resultados obtidos no formulário diagnóstico elaborado pelos pesquisadores, constatou-se que Anatomia vegetal é a temática mais desafiadora para os professores ao ensinar, considerando as três grandes áreas da Botânica: Anatomia, Fisiologia e Taxonomia. Para a surpresa dos autores, Fisiologia vegetal não foi a área mais citada, evidenciando a carência de estudos na área da educação botânicacomo um todo. Contudo, Fotossíntese foi o temada fisiologiarelatado pelos participantes como o conteúdo mais desafiador para os alunos aprenderem. Constatou-se também que existe dificuldade por parte dos professorese professorasno ensino do tema. A partir disso, uma Sequência Didática Virtual (SDV) foi criada afim de contemplar a carência relatadapelos recursos didáticos disponíveis, bem como atender as dificuldades enfrentadas pelos alunos para aprender Fotossíntese. Para complementar a SDV, foi criado um vídeo de introdução ao tema, buscando atender às principais demandas relatadas pelos docentes dentro da área de Fisiologia vegetal. O Vídeo Autoral Introdutório (VAI) atingealguns dos princípios estabelecidos pela Teoria Cognitiva de Aprendizagem Multimídia de Mayer.Constatou-setambém que a SDV é um material com potencial para gerar uma Aprendizagem Significativa (AS), de acordo com a teoria de Moreira. Sendo assim, certificou-se que todo material desenvolvido nesta pesquisa possui capacidadepara amenizar a insensibilidadebotânica através de ferramentas digitais com linguagens que aproximam os alunos do recurso e do conhecimento, atendendo, portanto, as teorias de aprendizagem.
Abstract: The research consists toidentifying the difficulties faced in the teaching of Botany by teachers, as well as the production of support material based on the main challenges reported by them. The target audience of the work are Biology teachers from Distrito Federal and the surroundings, who work in public and private schools in high school. From the results obtained in the diagnostic form prepared by the researchers, it was found that Plant Anatomy is the most challenging subject for teachers when using, considering the three major areas of Botany: Anatomy, Physiology and Taxonomy. To the authors' surprise, plant physiology was not the most cited area, showing the lack of studies in the field of botanical education as a whole. However, Photosynthesis was the theme of physiology reported by participants as the most challenging content for students to learn. It was also found that there is difficulty on the part of teachers in teaching the theme. From this, a Virtual Didactic Sequence (SDV) was created in order to contemplate the lack reported by the available didactic resources, as well as to attend the difficulties faced by the students to learn Photosynthesis. To complement an SDV, an introductory video on the topic was created, seeking to meet the main demands reported by the documents within the area of plant physiology. The Introductory Authorial Video (VAI) achieves some of the principles by Mayer's Cognitive Theory of Multimedia Learning. It was also found that an SDV is a material with the potential to generate Meaningful Learning (AS), according to Moreira's theory. Thus, it was ensured that all the material developed in this research has the capacity to alleviate botanical insensitivity through digital tools with languages that bring students closer to resource and knowledge, thus attending to learning theories.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Biológicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.