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Título: Mídias sociais e políticas públicas : um estudo de caso em Monteiro Lobato
Autor(es): Guimarães, Larissa
Orientador(es): Guimarães, Débora Messenberg
Assunto: Mídia social
Administração municipal
Cidades inteligentes
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 15-Mar-2022
Referência: GUIMARÃES, Larissa. Mídias sociais e políticas públicas: um estudo de caso em Monteiro Lobato. 2021. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Sociologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente estudo apoia-se nas teorias da participação via mídias sociais e de governança para entender como a dinâmica das mídias sociais e a Prefeitura do pequeno município brasileiro de Monteiro Lobato se tornou um caso exitoso e particular para a gestão pública. O município, localizado no Vale do Paraíba, São Paulo, com cerca de 4,7mil habitantes (IBGE,2021), possui traços comuns à maioria dos municípios brasileiros e é o projeto piloto em cidades inteligentes do Estado de São Paulo, intitulado "Cidade Humana, Inteligente e Encantada 2030 -CIHE 2030". A pesquisa analisou as interações na página oficial do Facebook e entrevistas semiestruturadas com atores-chaves da Prefeitura. Espera-se que o projeto provoque novas ideias e estimule novas abordagens onde as mídias sociais possam ser incorporadas nos processos de tomada de decisão, dada a auto-organização e engajamento da comunidade local.
Abstract: This study relies on the theories of participation via social media and governance to understand how the dynamics of social media and City Hall of the small Brazilian municipality of Monteiro Lobato became a successful and particular case for public management. The municipality, located in Vale do Paraiba, São Paulo, with about 4.7thousand inhabitants (IBGE, 2021), has common features to most Brazilian municipalities and is the pilot project in smart cities at the State of São Paulo, entitled "Cidade Humana, Inteligente e Encantada 2030 -CIHE 2030". The research analyzed interactions on the official Facebook page and semi-structured interviews with key City Hall actors. The project is expected to spark new ideas and stimulate new approaches where social media can be incorporated into decision-making processes given the self-organization and engagement of the local community.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Sociais, Departamento de Sociologia, 2021.
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