Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30118
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_DanielaMoreiraGomes_tcc.pdf281,34 kBAdobe PDFver/abrir
2021_DanielaMoreiraGomes_produto.pdf8,73 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Quanto vale um amigo? Uma cartilha sobre a adoção de animais
Autor(es): Gomes, Daniela Moreira
Orientador(es): Geraldes, Elen Cristina
Assunto: Adoção de animais
Animais domésticos
Animais de estimação
Cartilhas
Animais - proteção
Cão
Gato
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 11-Mar-2022
Referência: GOMES, Daniela Moreira. Quanto vale um amigo? Uma cartilha sobre a adoção de animais. 2021. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este memorial descreve e analisa a criação da cartilha “Quanto vale um amigo?”, cujo objetivo é defender a adoção de animais de estimação, em vez de sua comercialização. As justificativas para a realização do produto são três: a relevância social, visto que milhões de animais encontram-se nas ruas, sofrendo com privações como a alimentação inadequada, a exposição a fatores ambientais, riscos de atropelamento e de violência; além da falta de amor e de carinho, enquanto o comércio de animais de estimação “vende” animais com pedigree; a minha relação com o tema, aprofundada por uma experiência de adoção; e, finalmente, a dimensão profissional, já que uma cartilha é um produto que pode ser produzido e distribuído de modo remoto durante a pandemia de covid-19. Como inspiração e fundamentação para o desenvolvimento do produto, estão o conceito de especismo, a relação entre comunicação e mobilização pública, o modelo de cartilha e, metodologicamente, a revisão bibliográfica. As escolhas visuais para a produção do guia priorizaram os tons pastéis e uma tipografia leve e chamativa, a fim de contemplar um público-alvo extenso.
Abstract: This memorial describes and analyzes the creation of the booklet “How much is a friend worth?”, in order to defend the adoption of pets, instead of their commercialization. There are three reasons to elaborate the product: social relevance, since millions of animals are on the streets, suffering from deprivations such as inadequate food, exposure to environmental factors, risks of being run over and of violence; In addition, the lack of love and affection, while the pet trade “sells” the pedigree animals; my relationship with the theme is deepened by an experience of adoption; and, finally, the professional dimension, because a booklet is a product that can be produced and distributed remotely during the covid-19 pandemic. As inspirations and justification for the development of the product, there are the concept of speciesism, the relationship between communication and public mobilization, the booklet model and, methodologically, the bibliographic review. The visual choices for the production of the guide gave priority to pastel tones and a light and striking typography, in order to contemplate an extensive target audience.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Comunicação Organizacional, habilitação em Comunicação Organizacional, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.