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Título: Intervenções em crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade : revisão integrativa da literatura
Autor(es): Alves, Mayara Oliveira
Orientador(es): Torres, Ana Cláudia Afonso Valladares
Assunto: Enfermagem psiquiátrica
Crianças e adolescentes
Hiperatividade
Crianças - doenças
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH)
Saúde mental
Data de apresentação: 26-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mar-2022
Referência: ALVES, Mayara Oliveira. Intervenções em crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade: revisão integrativa da literatura. 2015. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Introdução. O tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) requer uma abordagem múltipla, englobando a combinação da terapia farmacológica com intervenções comportamentais, psicossociais e educacionais. Objetivo. Identificar os diferentes aspectos do amplo escopo da literatura relacionada ao TDAH em crianças e adolescentes no Brasil. Metodologia. Realizou-se uma revisão integrativa da literatura, de abordagem qualita-quantitativa. Os critérios de inclusão dos artigos definidos para esta revisão integrativa foram: ser artigo de pesquisa; estar publicado no idioma português; ter cunho intervencionista; artigos que respondiam a questão norteadora; e que correspondiam o período do ano de 2010 ao ano de 2014. Como critérios de exclusão compreenderam os, artigos disponíveis eletronicamente na íntegra; não serem realizados em território brasileiro; e artigos repetidos. A busca foi realizada pelo acesso online ao portal de periódicos da CAPES, nos meses de julho a agosto de 2015. Resultados. Os resultados encontrados indicaram que, durante o período, foram selecionados 34 artigos, sendo 19 destes da base de dados LILACS, 08 da SciELO, 06 da Index Psicologia, 01 da MEDLINE e nenhuma da BDenf. Constatou-se, assim, nenhuma publicação na base de dados da Enfermagem e nenhuma Revista de Enfermagem. Discussão. Os achados desta revisão reforçam a ideia de um olhar mais amplo na totalidade do indivíduo com TDAH e do reconhecimento deste transtorno como possivelmente associado a problemas também de cunho biopsicossocial. Estes afetam de forma direta a percepção do indivíduo na sociedade. Conclusões. A partir da revisão integrativa da literatura, foi possível identificar conhecimento oriundo de pesquisas e de prática clínica. O tratamento do TDAH multidisciplinar. Deve-se enfatizar a necessidade da colaboração ativa entre pais, criança, escola e profissional da saúde para o bom andamento de um plano de intervenção e indicar a terapia comportamental, quando necessária.
Abstract: Introduction. Treatment of Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder (ADHD) requires a multipronged approach, involving the combination of pharmacotherapy with behavioral, psychosocial and educational interventions. Goal. Identify the different aspects of the broad scope of literature related to ADHD in children and adolescents in Brazil. Methodology. It held an integrative literature review of qualitative and quantitative approach. The inclusion criteria of definite articles to this integrative review were: research article; to be published in Portuguese; have interventionist nature; articles who responded the main question; and which corresponded to the 2010 year period to 2014. Exclusion criteria included are, items available electronically in its entirety; not be held in Brazil; and repeated articles. The search was conducted by online access to the CAPES portal, in July and August 2015. Results. The results indicated that, during the period, 34 articles were selected, 19 of these LILACS database, 08 SciELO, 06 Index Psychology, 01 MEDLINE and none of the BDEnf. It was found thus any publication in the database of Nursing and no Journal of Nursing. Discussion. This review's findings reinforce the idea of a broader look at the totality of the individual with ADHD and recognition of this disorder as possibly associated with problems also biopsychosocial nature. These affect directly the perception of the individual in society. Conclusions. From the integrative literature review, it was possible to identify knowledge from research and clinical practice. Treatment of ADHD is multidisciplinary. It should be emphasized the need for active cooperation between parents, children, school and health professional for the proper conduct of an intervention plan and indicate behavioral therapy when necessary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
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