Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30104
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_KatyllaFreitasMartins_tcc.pdf306,66 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Validação do jogo educativo de semiologia para alunos do curso de Enfermagem
Autor(es): Martins, Katylla Freitas
Orientador(es): Funghetto, Silvana Schwerz
Assunto: Enfermagem
Tecnologia em saúde
Jogos educativos
Enfermagem - estudo e ensino
Enfermagem - formação
Data de apresentação: 4-Dez-2015
Data de publicação: 10-Mar-2022
Referência: MARTINS, Katylla Freitas. Validação do jogo educativo de semiologia para alunos do curso de Enfermagem. 2015. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
Resumo: Objetivo: Validar uma tecnologia educativa (TE) como estratégia de auxílio no aprendizado de discentes do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Pública. Métodos: Estudo de validação de um jogo educativo denominado Hiper e Hipotensão, do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico, com abordagem quantitativa. Os dados foram coletados no período de agosto a outubro de 2015, em dois momentos: 1) aplicação e validação da TE por 6 juízes-especialistas (docentes) e 2) aplicação e validação da TE pelo público-alvo (discentes), 45 estudantes do 6  e 7  período do curso de Enfermagem de uma universidade pública no Brasil. Para análise os itens foram organizados em quatro temáticas e analisados no programa SPSS 20.0, através da consistência interna foi calculado o índice de alfa de Cronbach. Resultados: Os valores alcançados nesta validação foram superiores a 80% de concordância entre os juízes-especialistas e público-alvo de acordo com a análise da consistência interna. Conclusão: O objetivo deste estudo foi alcançado devido ao jogo Hiper e HipoTensão ter sido validado como material pedagógico para ser utilizado em sala de aula.
Abstract: Objective: Validate an educational tool (ET) as a support strategy in learning of nursing undergraduate students in a public university. Methods: Technology validation study, methodology development research type, with quantitative approach. Data were collected from August 2015 to October 2015, in two stages. The first: Application and validation of the ET by 6 specialist judges (professors). The second: Application and validation of the ET by 45 students from 6th and 7th period of the nursing course in UnB. For analysis of internal consistency, the Cronbach’s alpha coefficient was calculated. Results: The values obtained in this validation were higher than 80% of concordance between the specialist judges and target audience according to the analysis of internal consistency using the Cronbach’s alpha reliability coefficient. Conclusion: The objective of this study was reached due to the game Hiper e HipoTens o had been validated as teaching material for use in classrooms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2015.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus UnB Ceilândia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.