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dc.contributor.advisorGomes, Ana Lúcia de Abreu-
dc.contributor.authorCardim, Luciana Frauzino-
dc.identifier.citationCARDIM, Luciana Frauzino. Imaginação museal & cinema: possibilidades de uso do audiovisual nos museus. 2021. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho busca analisar como a museologia pode utilizar-se dos recursos audiovisuais e da linguagem cinematográfica para fins expográficos e educativos. Isto é, visto que ambas narrativas tecem semelhanças entre si: de que forma os recursos audiovisuais poderiam ser utilizados em museus explorando ao máximo sua virtualidade e interatividade? Para isto, procurou-se examinar a relação entre linguagem cinematográfica, a partir do conceito de Imaginação Museal do museólogo Mário Chagas, assim como as narrativas propostas pela nova museologia e o advento da interatividade e virtualidade, através dos museus virtuais e mídias sociais. Obviamente, trata-se de linguagens que se apresentam por meios diferentes, contudo, há entre elas pontos de convergência, como a comunicação, o recorte do olhar e a imaginação enquanto possibilidade de um discurso sob uma realidade jamais vivida. O trabalho se embasou a partir de reflexões proporcionadas pela viagem a campo aos museus de Salvador na Bahia, mais especificamente no Museu Casa do Rio Vermelho, onde viveram o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, e o Museu Nacional da Enfermagem. A partir da análise destes museus, busquei investigar de que forma os recursos audiovisuais podem ser aproveitados pela museologia para criar narrativas imersivas e interativas, além de acessíveis e inclusivas tanto econômica quanto socialmente.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordMuseus - aspectos educacionaispt_BR
dc.subject.keywordLinguagem cinematográficapt_BR
dc.subject.keywordRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subject.keywordExpografiapt_BR
dc.titleImaginação museal & cinema : possibilidades de uso do audiovisual nos museuspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-09T19:56:56Z-
dc.date.available2022-03-09T19:56:56Z-
dc.date.submitted2021-08-18-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30092-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The present work seeks to make an analysis on the types of representations carried out through audiovisual resources and through museology, and how both the film narrative and expography (or exhibit design) can be seen and elaborated as mediation forms of the world. We sought to examine the relationship between cinematic language and Mário Chagas' museological concept of museum imagination, as well as the narratives proposed by the new museology and the advent of interactivity and virtuality, through virtual museums and social media. Obviously, these are languages that present themselves by different means, but also, there are points of convergence between them, like communication, the subjective view and imagination, as a possibility about an ideal of a reality that have never been lived. The essay was based on reflections provided by field trips to Salvador's museums in Bahia, where I was able to analyze these issues under a practical bias. Where I sought to investigate how audiovisual resources can be used by museology to create immersive and interactive narratives, and also, more affordable and inclusive both economically and socially.pt_BR
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