Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Gomes, Ana Lúcia de Abreu | - |
dc.contributor.author | Cardim, Luciana Frauzino | - |
dc.identifier.citation | CARDIM, Luciana Frauzino. Imaginação museal & cinema: possibilidades de uso do audiovisual nos museus. 2021. 68 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho busca analisar como a museologia pode utilizar-se dos recursos
audiovisuais e da linguagem cinematográfica para fins expográficos e educativos.
Isto é, visto que ambas narrativas tecem semelhanças entre si: de que forma os
recursos audiovisuais poderiam ser utilizados em museus explorando ao máximo
sua virtualidade e interatividade? Para isto, procurou-se examinar a relação entre
linguagem cinematográfica, a partir do conceito de Imaginação Museal do
museólogo Mário Chagas, assim como as narrativas propostas pela nova
museologia e o advento da interatividade e virtualidade, através dos museus virtuais
e mídias sociais. Obviamente, trata-se de linguagens que se apresentam por meios
diferentes, contudo, há entre elas pontos de convergência, como a comunicação, o
recorte do olhar e a imaginação enquanto possibilidade de um discurso sob uma
realidade jamais vivida. O trabalho se embasou a partir de reflexões proporcionadas
pela viagem a campo aos museus de Salvador na Bahia, mais especificamente no
Museu Casa do Rio Vermelho, onde viveram o casal de escritores Jorge Amado e
Zélia Gattai, e o Museu Nacional da Enfermagem. A partir da análise destes
museus, busquei investigar de que forma os recursos audiovisuais podem ser
aproveitados pela museologia para criar narrativas imersivas e interativas, além de
acessíveis e inclusivas tanto econômica quanto socialmente. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Museus - aspectos educacionais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Linguagem cinematográfica | pt_BR |
dc.subject.keyword | Recursos audiovisuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Expografia | pt_BR |
dc.title | Imaginação museal & cinema : possibilidades de uso do audiovisual nos museus | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-09T19:56:56Z | - |
dc.date.available | 2022-03-09T19:56:56Z | - |
dc.date.submitted | 2021-08-18 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30092 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present work seeks to make an analysis on the types of representations carried
out through audiovisual resources and through museology, and how both the film
narrative and expography (or exhibit design) can be seen and elaborated as
mediation forms of the world. We sought to examine the relationship between
cinematic language and Mário Chagas' museological concept of museum
imagination, as well as the narratives proposed by the new museology and the
advent of interactivity and virtuality, through virtual museums and social media.
Obviously, these are languages that present themselves by different means, but also,
there are points of convergence between them, like communication, the subjective
view and imagination, as a possibility about an ideal of a reality that have never been
lived. The essay was based on reflections provided by field trips to Salvador's
museums in Bahia, where I was able to analyze these issues under a practical bias.
Where I sought to investigate how audiovisual resources can be used by museology
to create immersive and interactive narratives, and also, more affordable and
inclusive both economically and socially. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Museologia
|