Título: | A relação entre as TICs e a cibermuseologia : o estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um gênio |
Autor(es): | Brito, Kátia Silene Souza de |
Orientador(es): | Magaldi, Monique Batista |
Assunto: | Cibermuseologia Museus de arte Museus virtuais Tecnologia da informação e comunicação |
Data de apresentação: | 29-Out-2021 |
Data de publicação: | 9-Mar-2022 |
Referência: | BRITO, Kátia Silene Souza de. A relação entre as TICs e a cibermuseologia: o estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um gênio. 2021. 232 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | O desenvolvimento científico e tecnológico, das últimas décadas, marcou um período de
transformações nas instituições museológicas e suas práticas. Novas possibilidades de acesso
à informação são apresentadas à sociedade, através de processo de virtualização dos museus e
dos acervos. O uso de instrumentos e suas possibilidades de ação modificaram a relação do
sujeito/objeto, com a promoção de experiências interativas e ambientes imersivos. E
atualmente, as Tecnologias da Informação e Comunicação - TICs e a Cibermuseologia, sendo
essa última voltada ao campo da Museologia, têm apontado para reflexões contemporâneas
sobre essas transformações que requerem estudos teóricos e práticos sobre os processos e as
atividades museológicas. A partir dessas ponderações, a presente pesquisa objetivou analisar a
relação entre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e a Cibermuseologia, a
partir do estudo de caso da Exposição Leonardo Da Vinci - 500 anos de um Gênio. A
investigação analisou a aplicação das TICs no espaço museal, como foram construídas as
experiências interativas e imersivas; e o impacto sobre os interatores. Buscou-se, então,
identificar quais as práticas e teorias que foram aplicadas na exposição escolhida como estudo
de caso. A proposta metodológica é definida como descritiva, e teve como fundamento o
levantamento bibliográfico e conceitual. A pesquisa de campo se baseou no método
quantitativo e qualitativo, a partir do estudo de caso. Em que, foram coletadas informações
que permitiram relacionar conceitos como TICs ao processo de aplicação das mesmas na
Exposição imersiva Leonardo Da Vinci - 500 anos de um Gênio. Nesse estudo foram
aplicados questionários, entrevistas, além da leitura de documentos expográficos, com a
finalidade de contextualizar a presença das TICs nos museus contemporâneos. Concluiu-se
que o MIS Experience é um exemplo das novas tendências que surgiram nas últimas décadas
nos ambientes museológicos brasileiros, que permitiram a inserção de profissionais
multimídias, modificando a relação do público com os objetos da exposição. Identificamos os
elementos expográficos da mostra e os recursos aplicados que estimularam outros sentidos,
além do visual tornando o interator um coautor. Observamos que a mostra em seus núcelos
fez uso tanto do formato convencional expositivo, quanto de dispositivos tecnológicos como a
Câmera Multiespectral e o sistema SENSORY4™. E foram essas características que o
trabalho buscou compreender, através do estudo de aspectos da musealização, virtualidade e
comunicação museológica desta subárea da Museologia que denominamos de
Cibermuseologia. |
Abstract: | The scientific and technological development in recent decades has marked a period of
transformation in museum institutions and their practices. New possibilities for accessing
information are presented to society through the virtualization process of museums and
collections. The use of instruments and their possibilities for action changed the subject/object
relationship, promoting interactive experiences and immersive environments. And currently,
Information and Communication Technologies - ICTs and Cybermuseology, the latter being
focused on the field of Museology, have pointed to contemporary reflections on these
transformations that require theoretical and practical studies on museological processes and
activities. Based on these considerations, this research aimed to analyze the relationship
between Information and Communication Technologies (ICTs) and Cybermuseology, based
on the case study of the Leonardo Da Vinci Exhibition - 500 Years of a Genius. The
investigation analyzed the application of ICTs in the museum space, how interactive and
immersive experiences were constructed; and the impact on interactors. We sought, then, to
identify which practices and theories were applied in the exhibition chosen as a case study.
The methodological proposal is defined as descriptive, and was based on a bibliographic and
conceptual survey. The field research was based on the quantitative and qualitative method,
based on the case study. In which, information was collected that allowed relating concepts
such as ICTs to the process of applying them in the immersive exhibition Leonardo Da Vinci
- 500 Years of a Genius. In this study, questionnaires, interviews were applied, in addition to
the reading of expographic documents, in order to contextualize the presence of ICTs in
contemporary museums. It was concluded that MIS Experience is an example of the new
trends that have emerged in recent decades in Brazilian museum environments, which allowed
the insertion of multimedia professionals, modifying the relationship between the public and
the objects in the exhibition. We identified the exhibition's expographic elements and the
applied resources that stimulated other senses, in addition to the visual, making the interactor
a co-author. We observed that the exhibition in its cores made use of both the conventional
expository format, as well as technological devices such as the Multispectral Camera and the
SENSORY4™ system. And it was these characteristics that the work sought to understand,
through the study of aspects of musealization, virtuality and museological communication in
this sub-area of museology that we call Cybermuseology. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Museologia
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.