Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso de graduação em Serviço Social apresenta a discussão sobre a organização do Projeto Político Pedagógico (PPP) da Escola de Meninos e Meninas do Parque – EMMP. A EMMP está voltada para receber crianças, adolescentes e jovens adultos em situação de rua, e consideramos necessário apreender suas peculiaridades para receber um público em vulnerabilidade social. A infância e a adolescência, fases de desenvolvimento e constante construção desse sujeito de direitos, num contexto de risco social, apresenta-se como um problema que não é um fato recente, tendo toda uma linha histórica de abandono e situação de rua. Tendo em vista a importância do PPP para a legitimação do processo de construção da prática pedagógica, mostrou-se necessário observar a particularidade dessa proposta pedagógica, garantindo assim um dos direitos universais, que é o direito à educação. A pesquisa utilizou como estratégia metodológica o estudo de caso, e para tanto se valeu de técnicas de observação, a realização de 7 entrevistas semi-estruturadas com atores sociais envolvidos no processo educativo, e análise documental. Concluímos que no PPP da EMMP apresenta-se reiteradamente a palavra “diferencial, diferente” referindo-se à escola e à sua atuação, porém, na prática, sua metodologia mostra-se como a de qualquer escola. O que se revela como o real diferencial dessa instituição é o seu público específico, as crianças, os adolescentes e os jovens adultos em situação de risco social e pessoal e a forma de acolhimento que a EMMP proporciona aos seus alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT This final work for completing Undergraduate degree in Social Service presents a discussion on the organization of the Pedagogical Political Project (PPP) at the Escola de Meninos e Meninas do Parque (School of Boys and Girls from the Park – EMMP). The EMMP is directed to take children, adolescents and young adults living in the streets, and we consider necessary to understand the peculiarities of a school with students living in social vulnerability. Childhood and adolescence are stages of development and construction of a person who has rights, and the context of social risk is not a recent problem, in which these children and adolescents had a whole story line of abandonment and homelessness. Given the importance of PPP for the legitimacy of the construction of pedagogical practice, it proved to be necessary to observe the special characteristics of the pedagogical proposal, thus ensuring the universal right to education. The research used case study as the methodological strategy, and both made use of observation techniques, conducting seven semi-structured interviews with actors involved in the educational process, and document analysis. We conclude that in the PPP, the EMMP repeatedly presents the word "difference, different," when referring to the school and its activities, however, in practice, the methodology proves to be like any regular school. What is revealed as the real differentiator of this institution is its specific audience: children, adolescents and young adults in social and personal risk and how they are received by the EMMP. |