Título: | O Museu Nacional “vive na pele” : reflexões sobre tatuagem, luto e ressonância entre o público interno do Museu Nacional do Rio de Janeiro |
Autor(es): | Souza, Fernanda Soares Povill de |
Orientador(es): | Britto, Clovis Carvalho |
Assunto: | Museu Nacional (Rio de Janeiro) Museus - aspectos sociais Figura humana na arte Tatuagem |
Data de apresentação: | 25-Out-2021 |
Data de publicação: | 9-Mar-2022 |
Referência: | SOUZA, Fernanda Soares Povill de. O Museu Nacional “vive na pele”: reflexões sobre tatuagem, luto e ressonância entre o público interno do Museu Nacional do Rio de Janeiro. 2021. 106 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Museologia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho propõe evidenciar as relações existentes entre a Museologia e
tatuagem, tendo como estudo de caso o projeto Museu na Pele. Apresentar o Museu
Nacional do Rio de Janeiro, o seu incêndio no dia 2 de setembro. de 2018 e as
ações para sua reconstrução; realizar uma revisão de literatura a respeito da
tatuagem em diálogo com o luto, o corpo e a musealização e examinar o projeto
Museu na pele a partir das ressonâncias do público interno do Museu Nacional. Para
tanto foi realizada, por meio de uma metodologia qualitativa, a aplicação de
questionários online, entrevista com a idealizadora do projeto e a análise dos dados
obtidos. A pesquisa concluiu que, para o público interno do Museu Nacional que
integra o projeto, as tatuagens consistiram em formas de transpor a dor gerada pelo
incêndio no museu, de divulgar a instituição, sua missão educativa e científica, de
preservar memórias e materializar, na pele, o vínculo museu-indivíduo |
Abstract: | This work proposes to highlight the existing relationships between Museology and
tattooing, using the Museu na Pele Project as a case study. The work presents the
National Museum of Rio de Janeiro, its fire on September 2, 2018 and the actions for
its reconstruction, as well as conducting a literature review on tattooing in dialogue
with mourning, the body and musealization, while examining the Museu na Pele
Project from the resonances of the internal audience of the National Museum.
Therefore, a qualitative methodology was used, with the application of online
questionnaires, an interview with the creator of the project and the analysis of the
obtained data. The research concluded that, for the internal public of the National
Museum that integrates the Museu na Pele Project, the tattoos consisted of ways to
transpose the pain generated by the incident in Museu Nacional, to publicise the
institution, its educational and scientific mission, as well as to keep memories and
materialise the museum-individual bond on the skin. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021. |
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Aparece na Coleção: | Museologia
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