Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30075
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_CamilaAguiarVieira_tcc.pdf1,89 MBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorWiggers, Ingrid Dittrich-
dc.contributor.authorVieira, Camila Aguiar-
dc.identifier.citationVIEIRA, Camila Aguiar. Educação física, desenhos e memórias : uma contribuição por meio da coleção de desenhos infantis do grupo de pesquisa imagem. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEssa pesquisa objetivou compreender como a coleção de desenhos infantis do Imagem – Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação pode contribuir para as memórias infantis e os conhecimentos no campo da Educação Física. Esse estudo foi baseado em concepções que identificam as crianças como sujeitos históricos e que configuram os desenhos infantis como uma expressão autobiográfica infantil, uma forma de registro documental de existência histórica da infância e um método de escuta das vozes infantis. As metodologias utilizadas na presente pesquisa são derivadas de um projeto denominado como “Memórias da Infância”, que objetivou organizar o inventário da coleção de desenhos infantis do Grupo de Pesquisa Imagem, esses métodos foram: o estudo dos trabalhos acadêmicos do Imagem que continham pesquisas com desenhos infantis, entrevistas com os autores dos trabalhos e a descrição dos desenhos um a um. Foi a organização dessas informações produzidas a partir dos métodos do projeto que possibilitaram a caracterização da coleção de desenhos infantis do Imagem e posteriormente fazer sua relação com as memórias da infância e Educação Física. Para a área da Educação Física, a coleção se configurou como fonte de conhecimento sobre culturas infantis e percepções das crianças, sendo os desenhos, uma forma de registro de memória desses indivíduos.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordDesenho infantilpt_BR
dc.subject.keywordEducação física para criançaspt_BR
dc.subject.keywordMemória educativapt_BR
dc.titleEducação física, desenhos e memórias : uma contribuição por meio da coleção de desenhos infantis do grupo de pesquisa imagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-08T15:10:51Z-
dc.date.available2022-03-08T15:10:51Z-
dc.date.submitted2021-10-27-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30075-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This research aimed to understand how the collection of children's drawings from Imagem – Research Group on Body and Education can contribute to children's memories and knowledge in the field of Physical Education. This study was based on conceptions that identify children as historical subjects and configure children's drawings as a child's autobiographical expression, a form of documentary record of childhood's historical existence and a method of listening to children's voices. The methodologies used in this research are derived from a project called “Childhood Memories”, which aimed to organize the inventory of the collection of children's drawings of the Image Research Group, these methods were: the study of the academic works of Imagem that contained researches with children's drawings, interviews with the authors of the works and the description of the drawings one by one. It was the organization of this information produced from the project's methods that enabled the characterization of the collection of children's drawings from Imagem and later to make its relation with childhood memories and Physical Education. For the area of Physical Education, the collection was configured as a source of knowledge about children's cultures and children's perceptions, with drawings being a form of recording the memory of these individuals.pt_BR
Aparece na Coleção:Educação Física



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.