Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Wiggers, Ingrid Dittrich | - |
dc.contributor.author | Vieira, Camila Aguiar | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Camila Aguiar. Educação física, desenhos e memórias : uma contribuição por meio da coleção de desenhos infantis do grupo de pesquisa imagem. 2021. 54 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Essa pesquisa objetivou compreender como a coleção de desenhos infantis do Imagem
– Grupo de Pesquisa sobre Corpo e Educação pode contribuir para as memórias infantis
e os conhecimentos no campo da Educação Física. Esse estudo foi baseado em
concepções que identificam as crianças como sujeitos históricos e que configuram os
desenhos infantis como uma expressão autobiográfica infantil, uma forma de registro
documental de existência histórica da infância e um método de escuta das vozes
infantis. As metodologias utilizadas na presente pesquisa são derivadas de um projeto
denominado como “Memórias da Infância”, que objetivou organizar o inventário da
coleção de desenhos infantis do Grupo de Pesquisa Imagem, esses métodos foram: o
estudo dos trabalhos acadêmicos do Imagem que continham pesquisas com desenhos
infantis, entrevistas com os autores dos trabalhos e a descrição dos desenhos um a um.
Foi a organização dessas informações produzidas a partir dos métodos do projeto que
possibilitaram a caracterização da coleção de desenhos infantis do Imagem e
posteriormente fazer sua relação com as memórias da infância e Educação Física. Para
a área da Educação Física, a coleção se configurou como fonte de conhecimento sobre
culturas infantis e percepções das crianças, sendo os desenhos, uma forma de registro
de memória desses indivíduos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Desenho infantil | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject.keyword | Memória educativa | pt_BR |
dc.title | Educação física, desenhos e memórias : uma contribuição por meio da coleção de desenhos infantis do grupo de pesquisa imagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-08T15:10:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-08T15:10:51Z | - |
dc.date.submitted | 2021-10-27 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30075 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This research aimed to understand how the collection of children's drawings from
Imagem – Research Group on Body and Education can contribute to children's memories
and knowledge in the field of Physical Education. This study was based on conceptions
that identify children as historical subjects and configure children's drawings as a child's
autobiographical expression, a form of documentary record of childhood's historical
existence and a method of listening to children's voices. The methodologies used in this
research are derived from a project called “Childhood Memories”, which aimed to
organize the inventory of the collection of children's drawings of the Image Research
Group, these methods were: the study of the academic works of Imagem that contained
researches with children's drawings, interviews with the authors of the works and the
description of the drawings one by one. It was the organization of this information
produced from the project's methods that enabled the characterization of the collection of
children's drawings from Imagem and later to make its relation with childhood memories
and Physical Education. For the area of Physical Education, the collection was
configured as a source of knowledge about children's cultures and children's perceptions,
with drawings being a form of recording the memory of these individuals. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|