Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3007
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_MurylloResendeNascimento.pdf963,54 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de gestores da indústria de Private Equity e Venture Capital : uma metodologia de seleção de gestores
Autor(es): Nascimento, Muryllo Resende
Orientador(es): Oliveira Neto, José Carneiro da Cunha
Assunto: Governança corporativa
Investimentos
Gerentes
Data de apresentação: 4-Jul-2011
Data de publicação: 27-Fev-2012
Referência: NASCIMENTO, Muryllo Resende. Avaliação de gestores da indústria de Private Equity e Venture Capital: uma metodologia de seleção de gestores. 2011. 94 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: A indústria de Private Equity e Venture Capital vem se desenvolvendo no país como uma alternativa de financiamento e viabilidade de vários negócios, produzindo impactos diretos e positivos na economia. Essa transferência de capital entre os agentes poupadores (investidores) e os agentes deficitários (empreendedores) se concretiza por meio da figura dos intermediários (gestores), responsáveis por gerir os recursos dos investidores, aplicá-los nas melhores oportunidades de negócios e garantir a rentabilidade desse capital. Nesse contexto, surge uma relação contratual entre investidores e gestores, conhecido como relacionamento de agência. Partindo do pressuposto de que investidor delega autoridade ao gestor de tomar decisão em seu nome e de que cada parte busca maximizar suas próprias utilidades, há uma probabilidade do gestor (agente) não agir, tendo em vista o melhor interesse do investidor (principal). Na busca por alinhar os interesses das partes e diminuir a assimetria de informação, os investidores incorrem em custos de agência, cuja natureza se deve ao monitoramento dos gestores. Com o intuito de diminuir esses custos, essa pesquisa se objetivou a criar uma metodologia de seleção dos gestores. Por meio da análise de componentes principais, criou-se uma função matemática que alia 9 características desejáveis pelos gestores ao provável bom desempenho financeiro de seus fundos de investimento. Tais características foram divididas em dois grupos: as concernentes à aspectos de Governança Corporativa e as referentes à estratégia de investimento do gestor. Em relação às contribuições da pesquisa, além de ela propiciar aos investidores uma nova ferramenta de seleção de gestores que subsidie a tomada de decisão, o entendimento das características-chave para um bom desempenho por parte dos gestores pode otimizar seus padrões de investimento.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons