Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30062
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MariaFernandaPereiraSilva_tcc.pdf1,09 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Lacunas informacionais e a pandemia de Covid-19 : uma análise a partir dos comportamentos de busca dos moradores do DF
Autor(es): Silva, Maria Fernanda Pereira Neves Leite
Orientador(es): Pinto, Elton Mártires
Assunto: Comportamento informacional
Covid-19
Pandemia
Pesquisa na Internet
Fontes de informação
Data de apresentação: 29-Nov-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: SILVA, Maria Fernanda Pereira Neves Leite. Lacunas informacionais e a pandemia de Covid-19: uma análise a partir dos comportamentos de busca dos moradores do DF. 2021. 63 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho analisa o comportamento de busca de moradores de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal durante a pandemia de Covid-19. Para tanto, utiliza-se estudos relevantes sobre as temáticas para a fundamentação teórica, tais como Bettiol, Choo, Kuhlthau e Wilson. A metodologia é de abordagem qualitativa com caráter descritivo, utilizando a técnica de levantamento para a coleta de dados, e aplicação de questionário semiestruturado, e por fim, para análise dos dados usa-se a categorização. Dentre os resultados, foi possível observar como as necessidades de informação surgiram, quais foram as fontes mais buscadas durante o período, bem como os fatores que influenciaram a busca por informação. Ressalta-se que, o critério mais utilizado pelos participantes, foi a facilidade de uso e o idioma da fonte. Foi possível notar ainda que quando estão realizando buscas por informação, predominam- se os sentimentos de dúvida, receio e insegurança. Contudo, pode-se alegar que a busca contribuiu parcialmente para o preenchimento de lacunas no conhecimento.
Abstract: This paper analyzes the information-seeking behavior of residents from different Administrative Regions of the Federal District during the pandemic of Covid-19. Therefore, relevant studies on the themes are used for the theoretical foundation, such as Bettiol, Choo, Kuhlthau and Wilson. The methodology is qualitative approach with a descriptive character, using the survey technique for data collection, and application of semi-structured questionnaire, and finally, for data analysis, the categorization. Among the results, it was possible to observe how the information needs emerged, which were the most sought-after sources during the period, as well as the factors that influenced the search for information. It is noteworthy that the criterion most used by the participants was ease of use and the language of the source. It was also possible to notice that when they are searching for information, feelings of doubt, fear and insecurity are predominant. However, it can be argued that the search partially contributed to meeting the information needs of the research participants.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciência da Informação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Biblioteconomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.