Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Dullius, Jane | - |
dc.contributor.author | Ramos, Bárbara Barbosa | - |
dc.identifier.citation | RAMOS, Bárbara Barbosa. Educação física no ensino remoto : análise a partir do olhar de professores que atuam no programa educação com movimento. 47 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo aborda o ensino remoto da Educação Física no âmbito do
Programa Educação com Movimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito
Federal que tem como objetivo a inserção do Professor de Educação Física na Educação
Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Essa pesquisa tem como objetivo
compreendê-lo no contexto do ensino remoto emergencial dado pela pandemia de
COVID19, a partir do olhar dos professores e professoras que nele atuam. Esse trabalho
desenvolveu-se a partir do estudo dos objetivos e fundamentos do Programa, da
compreensão dos desafios do ensino remoto e da coleta de dados por meio de um
questionário quali-quantitativo respondido espontaneamente por 23 (predominantemente
do gênero feminino e na faixa etária de 41 a 50 anos) professores e professoras atuantes
no Programa abrangendo quase a totalidade das regiões administrativas do Distrito
Federal. A análise dos dados mostrou as dificuldades em atingir os objetivos do Programa
no ensino remoto e o potencial criativo dos professores e professoras para superar os
obstáculos. Os principais limites identificados foram a interação social, o acesso as
crianças, a avaliação das valências físicas e a falta de compromisso de algumas famílias.
Não foi possível identificar pontos positivos do ensino remoto emergencial, o que vemos
são limites, assim como os que já estão sendo apresentados nos estudos sobre este
período da educação pública brasileira. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Educação física | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino Remoto Emergencial (ERE) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Covid-19 | pt_BR |
dc.subject.keyword | Brasília (DF) - educação | pt_BR |
dc.title | Educação física no ensino remoto : análise a partir do olhar de professores que atuam no programa educação com movimento | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-04T15:21:40Z | - |
dc.date.available | 2022-03-04T15:21:40Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-09 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30050 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The present study addresses the remote education in physical education under the
Program Education with Movement of the Federal District State Secretary of Education
which aims to insert the Physical Education Teacher in Early Childhood Education and in t
he early years of Elementary School. The objective of this research is to understand it in the
context of the emergencial remote education given by the coronavirus pandemic, from the
perspective of the teachers who work on it. This work has developed through the study of
the objectives and fundamentals of the program, understanding the challenges of the
remote education and data collection through a quantitative qualitative questionnarie
answered spontaneously by 23( predominantly female and aged from 41 to 50) teachers
who work in the Program covering almost all administrative regions from Federal District.
The data analysis showed the difficulty in achieving the goals of the program in remote
education and teacher’s creative potential to overcome obtacles. The main limits identified
were social interaction, acess to children, evaluation of physical valences and lack of
commitment of some families, which interfers in achieving the goals of the Program. It wasn’t
possible to indetify positives aspects of emergencial remote education, what we see are
limits, as well as those that are already being presented in studies on this period of brazilian
public education. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|