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dc.contributor.advisorSantos, Luiz Cezar dos-
dc.contributor.authorSilvério, Leonardo Cezar dos Santos-
dc.identifier.citationSILVÉRIO, Leonardo Cezar dos Santos. O processo de ensino-aprendizagem da avaliação educacional : realidade e potencialidade na formação de professores de educação física. 2021. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNão existe educação sem avaliação. É avaliando que se compreende a essência daquilo que se ensina e daquilo que se aprende. Um professor, enquanto profissional qualificado, precisa apresentar conhecimentos e saberes teórico-práticos que o permitam realizar avaliações coerentes com suas concepções pedagógicas. Entende-se que esse professor desenvolve tais conhecimentos a partir da sua formação inicial, por meio de um curso de licenciatura. É verdade, todavia, que a forma que a avaliação é ensinada na formação de professores, assim como as práticas avaliativas vivenciadas durante a vida podem influenciar diretamente a futura prática docente de estudantes de graduação. Dessa forma, o presente trabalho buscou, por meio de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva, investigar como funciona o processo de ensino-aprendizagem da avaliação educacional no curso de licenciatura em Educação Física da Universidade de Brasília. Para isso, buscou-se os discentes e docentes do curso em questão, visando um diagnóstico da formação em avaliação. A partir de questionários e entrevistas foi constatada a existência de dois campos: o real, que descreve a forma como as práticas avaliativas e o ensino da avaliação cotidianamente ocorrem, e o potencial, que descreve como tais processos poderiam ou deveriam ocorrer. Foi possível, a partir da pesquisa realizada, compreender que a avaliação realizada dentro das disciplinas do curso, assim como o ensino da avaliação não correspondem ao proposto pelo. Projeto Político Pedagógico do curso, tampouco com as vontades e aspirações sócio-pedagógicas dos próprios discentes e docentes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPedagogos - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordAvaliação educacionalpt_BR
dc.subject.keywordEducação física escolarpt_BR
dc.titleO processo de ensino-aprendizagem da avaliação educacional : realidade e potencialidade na formação de professores de educação físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-04T14:27:21Z-
dc.date.available2022-03-04T14:27:21Z-
dc.date.submitted2021-10-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30048-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
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dc.description.abstract1There is no education without evaluation. It is by evaluating that one understands the essence of what is taught and what is learned. A teacher, as a qualified professional, must present theoretical-practical knowledge that allows him to evaluate coherently with their pedagogical conceptions. It is understood that this teacher develops such knowledge from their initial formation, through an undergraduate course. It is true, however, that the way assessment is taught in teacher education, as well as the way assessment is experienced during life, can directly impact the future teaching practices of undergraduate students. Thus, the present work sought, through qualitative descriptive research, to investigate how the teaching-learning process of educational assessment works in the undergraduate course in Physical Education at the University of Brasília. In order to do so, the students and professors of the course in question were sought, seeking a diagnosis of training in evaluation. Based on questionnaires and interviews, the existence of two fields was found: the real, which represents the way assessment practices and teaching of evaluation occur daily, and the potential, that describes how such processes can or should occur. It was possible, through the fulfillment of the research, to understand that the assessment carried out within the course's disciplines, as well as the teaching of evaluation, does not correspond to that proposed by the Political Pedagogical Project of the course, nor with the wishes and socio-pedagogical aspirations of the students and professors themselves.pt_BR
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