Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30038
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GabrielDoutorRibeiroSilva_tcc.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
Título: COVID 19 : uma análise do impacto da pandemia nos indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de construção civil
Autor(es): Silva, Gabriel Doutor Ribeiro
Orientador(es): Nunes, Danielle Montenegro Salamone
Assunto: Pandemia
Indicadores financeiros
Construção civil
Análise financeira
Data de apresentação: 21-Mai-2021
Data de publicação: 4-Mar-2022
Referência: SILVA, Gabriel Doutor Ribeiro. COVID 19: uma análise do impacto da pandemia nos indicadores econômico- financeiros das empresas do setor de construção civil. 2021. 38 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: É evidente que a pandemia de Covid 19 afetou o mundo de uma forma nunca antes vista. Alguns setores sofreram grandes danos, enquanto outros não foram impactados de forma significativa. Em meio ao cenário da crise, as autoridades tomaram diversas atitudes para reduzir os impactos negativos causados pela pandemia, como os auxílios emergenciais e diminuição da taxa de juros, fatores que visam estimular a economia e acabam afetando diversas empresas, como as de construção civil, por exemplo. A empresa pode ser analisada de várias formas. Entre elas existe o cálculo de indicadores financeiros, sendo uma das principais informações que o usuário da informação contábil pode obter com a análise das demonstrações contábeis, pois é evidenciada boa parte da situação econômico-financeira da organização, permitindo comparações e projeções para o negócio. Nesse contexto, esse estudo tem o intento de analisar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os principais indicadores econômico-financeiros das empresas do setor de construção civil que compõem o índice BOVESPA, principal índice da bolsa de valores brasileira. O período analisado refere-se aos exercícios dos anos de 2019 e 2020 e os dados para os cálculos foram extraídos através das demonstrações contábeis obrigatórias, divulgadas no sítio de RI (relações com investidores) das empresas em questão. Posterior à coleta, cálculo e interpretação dos referidos dados, foram elaborados gráficos com o intuito de comparar as oscilações entre os períodos de análise e concluir sobre o estado da situação econômico-financeira das empresas selecionadas, assim como se houve impactos muito intensos no setor, como diminuições bruscas de rentabilidade e aumento de endividamento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.