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2020_MariaDaConceicaoMarquesDeSouza_tcc.pdf523,47 kBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorSilveira, Aline Oliveira-
dc.contributor.authorSouza, Maria da Conceição Marques de-
dc.identifier.citationSOUZA, Maria da Conceição Marques de. Trajetória de uma indígena Fulni-ô no curso de enfermagem da UnB: relato de experiência. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presença de povos indígenas nas universidades tem aumentando nos últimos anos, principalmente nas Universidades Federais (UFs) que através de vestibulares específicos, atendem a uma política de reparação histórica. A partir dessas possibilidades conquistadas pelos movimentos sociais indígenas tive a oportunidade de ingressar no Curso de Enfermagem, localizado no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB). Nesse sentido, proponho neste trabalho uma análise de natureza descritiva e crítica-reflexiva sobre a entrada e permanência de estudantes indígenas na Universidade de Brasília, sobretudo dos processos de enfrentamentos e desafios experimentados neste contexto, e observando as opressões historicamente vivenciadas pelos povos indígenas em outros contextos. Para tanto relato minha trajetória e experiências enquanto indígena, mulher, do povo Fulni-ô e graduanda no curso de Enfermagem. Por meio das políticas de inserção, estudantes indígenas vivenciaram e vivenciam experiências de luta e trazem em seu corpo as marcas das lutas territoriais, uma vez que para nós indígenas, nossos corpos físicos e espirituais fazem parte dos nossos territórios e vice-versa.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordPovos indígenaspt_BR
dc.subject.keywordÍndios - educaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - estudo e ensinopt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - formaçãopt_BR
dc.subject.keywordMulheres indígenaspt_BR
dc.subject.keywordAcesso à educaçãopt_BR
dc.titleTrajetória de uma indígena Fulni-ô no curso de enfermagem da UnB : relato de experiênciapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T14:27:35Z-
dc.date.available2022-02-25T14:27:35Z-
dc.date.submitted2020-12-17-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30032-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.contributor.advisorcoGuimarães, Sílvia Maria Ferreira-
dc.description.abstract1The indigenous people presence in universities has increased in recent years, mainly in Federal Universities (UFs) which, through specific entrance exams, get in historical policy repair. From these possibilities conquered by the indigenous social movements, the opportunity to enter the Nursing Course, located on the Darcy Ribeiro campus of the Brasília University (UnB). In this sense, I propose in this work an analysis of a descriptive and critical-reflexive nature on the entry and permanence of indigenous students at the Brasília University, above all of the processes of confrontations and challenges experienced in this context, and observing the oppressions historically experienced by indigenous peoples in other contexts. So, I report my trajectory and experiences as an indigenous woman, of the Fulni-ô people and a graduate student in the Nursing course. Through insertion policies indigenous students lived and living experiences of struggle and bear on their bodies as marks of territorial struggles, since for us indigenous people, our physical and spiritual bodies are part of our territories.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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