Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silveira, Aline Oliveira | - |
dc.contributor.author | Souza, Maria da Conceição Marques de | - |
dc.identifier.citation | SOUZA, Maria da Conceição Marques de. Trajetória de uma indígena Fulni-ô no curso de enfermagem da UnB: relato de experiência. 2020. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presença de povos indígenas nas universidades tem aumentando nos últimos anos,
principalmente nas Universidades Federais (UFs) que através de vestibulares
específicos, atendem a uma política de reparação histórica. A partir dessas
possibilidades conquistadas pelos movimentos sociais indígenas tive a oportunidade de
ingressar no Curso de Enfermagem, localizado no campus Darcy Ribeiro da
Universidade de Brasília (UnB). Nesse sentido, proponho neste trabalho uma análise de
natureza descritiva e crítica-reflexiva sobre a entrada e permanência de estudantes
indígenas na Universidade de Brasília, sobretudo dos processos de enfrentamentos e
desafios experimentados neste contexto, e observando as opressões historicamente
vivenciadas pelos povos indígenas em outros contextos. Para tanto relato minha
trajetória e experiências enquanto indígena, mulher, do povo Fulni-ô e graduanda no
curso de Enfermagem. Por meio das políticas de inserção, estudantes indígenas
vivenciaram e vivenciam experiências de luta e trazem em seu corpo as marcas das lutas
territoriais, uma vez que para nós indígenas, nossos corpos físicos e espirituais fazem
parte dos nossos territórios e vice-versa. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Povos indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Índios - educação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - formação | pt_BR |
dc.subject.keyword | Mulheres indígenas | pt_BR |
dc.subject.keyword | Acesso à educação | pt_BR |
dc.title | Trajetória de uma indígena Fulni-ô no curso de enfermagem da UnB : relato de experiência | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T14:27:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T14:27:35Z | - |
dc.date.submitted | 2020-12-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30032 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Guimarães, Sílvia Maria Ferreira | - |
dc.description.abstract1 | The indigenous people presence in universities has increased in recent years, mainly in
Federal Universities (UFs) which, through specific entrance exams, get in historical
policy repair. From these possibilities conquered by the indigenous social movements,
the opportunity to enter the Nursing Course, located on the Darcy Ribeiro campus of the
Brasília University (UnB). In this sense, I propose in this work an analysis of a
descriptive and critical-reflexive nature on the entry and permanence of indigenous
students at the Brasília University, above all of the processes of confrontations and
challenges experienced in this context, and observing the oppressions historically
experienced by indigenous peoples in other contexts. So, I report my trajectory and
experiences as an indigenous woman, of the Fulni-ô people and a graduate student in
the Nursing course. Through insertion policies indigenous students lived and living
experiences of struggle and bear on their bodies as marks of territorial struggles, since
for us indigenous people, our physical and spiritual bodies are part of our territories. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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