Título: | Capacitação em suporte básico de vida : desafio simulado para profissionais da atenção primária à saúde |
Autor(es): | Sousa, Yasmin Bezerra de |
Orientador(es): | Magro, Marcia Cristina da Silva |
Assunto: | Atenção primária à saúde Enfermeiros Profissionais de saúde Parada cardíaca Capacitação profissional Autoconfiança |
Data de apresentação: | 27-Ago-2020 |
Data de publicação: | 25-Fev-2022 |
Referência: | SOUSA, Yasmin Bezerra de. Capacitação em suporte básico de vida: desafio simulado para profissionais da atenção primária à saúde. 2020. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | Objetivo: Verificar a efetividade da simulação, enquanto estratégia mediadora do processo de
capacitação, na melhoria do conhecimento e da autoconfiança para atuação em emergências,
no cenário da Atenção Primária à Saúde. Método: Estudo quase experimental não equivalente
de abordagem quantitativa, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde da Região Oeste de
Brasília, Distrito Federal. Participaram desse estudo 15 profissionais (enfermeiro, técnico de
enfermagem, dentista, técnico de saúde bucal, fisioterapeuta, técnico administrativo) atuantes
na Atenção Primária de Saúde. Para a coleta de dados adotou-se um questionário pré e pós teste para a caracterização siociodemográfica e relacionado ao conhecimento sobre parada
cardiorrespiratória. Também aplicou-se a escala de autoconfiança. Foi considerado
significativo resultado com p<0,05. Resultados: Predomínio de profissionais do sexo
feminino (86,7%), idade entre 41-50 anos (40%) com 5 a 10 anos de tempo de exercício
profissional (33,3%). Houve uma melhora significativa de conhecimento imediato sobre
suporte básico de vida (p=0,04) e da autoconfiança (p=0,004) do período inicial ao final.
Conclusão: Constatou-se que a simulação, enquanto estratégia de capacitação, contribuiu
significativamente tanto para melhora de conhecimento como de autoconfiança dos
profissionais em Suporte Básico de Vida em cardiologia, especialmente no atendimento de
uma parada cardiorrespiratória. |
Abstract: | Objective: To verify the effectiveness of the simulation, as a mediating strategy of the
training process, in improving knowledge and self-confidence to work in emergencies, such
as cardiorespiratory arrest, in the primary health care scenario. Method: Quasi-experimental,
non-equivalent study with a quantitative approach, developed in Basic Health Units in the
Western Region of Brasília, Federal District. Fifteen professionals (nurse, nursing technician,
dentist, oral health technician, physiotherapist, administrative technician) who worked in
Primary Health Care participated in this study. For data collection, a pre- and post-test
questionnaire was adopted for the siociodemographic characterization and related to
knowledge about cardiorespiratory arrest. The self-confidence scale was also applied. Results
were considered significant with p<0.05. Results: Predominance of female professionals
(86,7%), aged between 41-50 years (40%) with 5 to 10 years of professional practice (33,3%).
There was a significant improvement in immediate knowledge about basic life support (p =
0.04) and self-confidence (p = 0.004) from the beginning to the end. Conclusion: It was
found that the simulation, as a training strategy, contributed significantly both to the
improvement of knowledge and self-confidence of professionals in Basic Life Support in
cardiology, especially in the care of a cardiorespiratory arrest. |
Resumén: | Objetivo: Verificar la eficacia de la simulación, como estrategia mediadora del proceso de
formación, en la mejora del conocimiento y la confianza en sí mismo para trabajar en
situaciones de emergencia, como el paro cardiorrespiratorio, en el escenario de atención
primaria de salud. Método: Estudio cuasiexperimental no equivalente con enfoque
cuantitativo, realizado en Unidades Básicas de Salud en la Región Occidental de Brasilia,
Distrito Federal. Quince profesionales (enfermero, técnico de enfermería, dentista, técnico de
salud bucal, fisioterapeuta, técnico administrativo) que trabajaron en Atención Primaria de
Salud participaron en este estudio. Para la recopilación de datos, se adoptó un cuestionario
previo y posterior a la prueba para la caracterización siociodemográfica y relacionado con los
conocimientos sobre el paro cardiorrespiratorio. También se aplicó la escala de autoconfianza.
Los resultados se consideraron significativos con p<0.05. Resultados: Predominio de mujeres
profesionales (86.7%), edad entre 41-50 años (40%) con 5 a 10 años de práctica profesional
(33.3%). Hubo una mejora significativa en el conocimiento inmediato sobre el soporte vital
básico (p = 0.04) y la autoconfianza (p = 0.004) desde el principio hasta el final. Conclusión:
Se encontró que la simulación, como estrategia de formación, contribuyó significativamente
tanto a la mejora del conocimiento como a la confianza en sí mismo de los profesionales del
Soporte Vital Básico en cardiología, especialmente en el cuidado de un paro
cardiorrespiratório. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.