Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30030
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_BrenndaLorenDeJesusMarques_tcc.pdf266,19 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Desafios para o autocuidado de adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 : revisão integrativa
Autor(es): Marques, Brennda Loren de Jesus
Orientador(es): Morais, Rita de Cássia Melão de
Assunto: Diabetes em adolescentes
Autocuidado
Educação em saúde
Enfermagem
Data de apresentação: 16-Dez-2020
Data de publicação: 24-Fev-2022
Referência: MARQUES, Brennda Loren de Jesus. Desafios para o autocuidado de adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1: revisão integrativa. 2020. 24 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O estudo tem como objetivo analisar os principais desafios enfrentados por adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1 (DM1) para promover seu autocuidado. Realizou-se uma revisão integrativa nas bases de dados BVS, LILACS, BDENF, ADOLEC e SCIELO, com as palavras-chave: diabetes mellitus tipo 1, adolescente, autocuidado e dificuldades. Foram selecionados seis estudos, todos com abordagem qualitativa. Após a leitura dos artigos foram obtidos os seguintes temas: Educação em saúde e troca de experiências, sentimentos sobre a doença e tratamento; Interpretação dos resultados do monitoramento glicêmico e sinais e sintomas da doença; Aquisição de habilidades para o seu autocuidado, manejo alimentar; Auto percepção do adolescente devido a doença e suporte familiar. Considerações finais: Esta revisão permitiu a reflexão e conhecimento a respeito dos desafios do autocuidado de adolescentes portadores de Diabetes Mellitus tipo 1. Este estudo ainda apresenta contribuições para que a equipe de saúde possa refletir sobre novas abordagens em saúde, aprimorando a produção de cuidados em saúde.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.