Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Magro, Marcia Cristina da Silva | - |
dc.contributor.author | Siqueira, Maria Beatriz Silva | - |
dc.identifier.citation | SIQUEIRA, Maria Beatriz Silva. A simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Objetivo: identificar se o método de simulação empregado durante a capacitação.em
suporte básico de vida e obstrução de vias aéreas interfere na autoconfiança de
profissionais da atenção primária à saúde. Método: Estudo transversal de abordagem
quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado constituído de questões de
identificação e escala de autoconfiança em situações de emergência, adaptada para
profissionais da área de saúde. Desenvolvido nas unidades básicas da região oeste do
Distrito Federal durante o período e junho a dezembro de 2018. Resultado: Houve um
aumento, na escala de autoconfiança, após capacitação simulada (De 2,3 para 3,1), em
uma escala que varia de 1 a 5, sendo 1 (nada confiante) e 5 (extremamente confiante) e
uma melhora significativa da autoconfiança (p<0,001). Os Agentes comunitários de saúde
apresentaram um ganho maior de autoconfiança em relação aos demais profissionais da
área da saúde (p<0,001). Conclusão: A simulação favorece uma aprendizagem
experiencial que desenvolve a autoconfiança. A prática simulada, se revela, uma
estratégia promissora de capacitação profissional. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Profissionais de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermeiros | pt_BR |
dc.subject.keyword | Atenção primária à saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoconfiança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Autoconfiança | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidados de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Cuidados primários de saúde | pt_BR |
dc.subject.keyword | Capacitação profissional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Enfermagem - prática | pt_BR |
dc.title | A simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T21:06:24Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T21:06:24Z | - |
dc.date.submitted | 2019-06-21 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30029 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Objective: to identify if the simulation method used during training. In basic life
support and airway obstruction interferes in the self-confidence of primary health
care professionals. Method: Cross-sectional study of a quantitative approach using a
semi-structured questionnaire consisting of questions of identification and scale of self confidence in emergency situations, adapted for health professionals. Developed in the
basic units of the western region of the Federal District during the period and June to
December 2018. Result: There was an increase in the self-confidence scale after
simulated training (From 2.3 to 3.1), on a scale that varies from 1 to 5, being 1 (not
confident) and 5 (extremely confident) and a significant improvement in self-confidence
(p <0.001). Community Health Agents presented a greater gain of self-confidence in
relation to other health professionals (p <0.001). Conclusion: Simulation favors an
experiential learning that develops self-confidence. The simulated practice, it turns out,
is a promising strategy for professional training. | pt_BR |
dc.description.abstract2 | Objetivo: identificar si el método de simulación empleado durante la capacitación.
Con soporte básico de vida y obstrucción de vías aéreas interfiere en la
autoconfianza de profesionales de la atención primaria a la salud. Método: Estudio
transversal de abordaje cuantitativo con el uso de cuestionario semiestructurado
constituido de cuestiones de identificación y escala de autoconfianza en situaciones
de emergencia, adaptada para profesionales del área de salud. En la mayoría de los
casos, se observó un aumento en la escala de autoconfianza, después de la
capacitación simulada (De 2,3 a 3,1), en una escala que varía de 1 a 5, siendo 1
(nada confiado) y 5 (extremadamente confiado) y una mejora significativa de la
autoconfianza (p <0,001). Los Agentes comunitarios de salud presentaron una mayor
ganancia de autoconfianza en relación a los demás profesionales del área de la salud
(p <0,001). Conclusión: La simulación favorece un aprendizaje experiencial que
desarrolla la autoconfianza. La práctica simulada, se revela, una estrategia
prometedora de capacitación profesional. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro
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