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2019_MariaBeatrizSilvaSiqueira_tcc.pdf1,13 MBAdobe PDFver/abrir
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dc.contributor.advisorMagro, Marcia Cristina da Silva-
dc.contributor.authorSiqueira, Maria Beatriz Silva-
dc.identifier.citationSIQUEIRA, Maria Beatriz Silva. A simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primária. 2019. 44 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Enfermagem)—Universidade de Brasília, Brasília, 2019.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, 2019.pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: identificar se o método de simulação empregado durante a capacitação.em suporte básico de vida e obstrução de vias aéreas interfere na autoconfiança de profissionais da atenção primária à saúde. Método: Estudo transversal de abordagem quantitativa com o uso de questionário semi-estruturado constituído de questões de identificação e escala de autoconfiança em situações de emergência, adaptada para profissionais da área de saúde. Desenvolvido nas unidades básicas da região oeste do Distrito Federal durante o período e junho a dezembro de 2018. Resultado: Houve um aumento, na escala de autoconfiança, após capacitação simulada (De 2,3 para 3,1), em uma escala que varia de 1 a 5, sendo 1 (nada confiante) e 5 (extremamente confiante) e uma melhora significativa da autoconfiança (p<0,001). Os Agentes comunitários de saúde apresentaram um ganho maior de autoconfiança em relação aos demais profissionais da área da saúde (p<0,001). Conclusão: A simulação favorece uma aprendizagem experiencial que desenvolve a autoconfiança. A prática simulada, se revela, uma estratégia promissora de capacitação profissional.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordProfissionais de saúdept_BR
dc.subject.keywordEnfermeirospt_BR
dc.subject.keywordAtenção primária à saúdept_BR
dc.subject.keywordAutoconfiançapt_BR
dc.subject.keywordAutoconfiançapt_BR
dc.subject.keywordCuidados de saúdept_BR
dc.subject.keywordCuidados primários de saúdept_BR
dc.subject.keywordCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.keywordEnfermagem - práticapt_BR
dc.titleA simulação como estratégia que interfere na autoconfiança interprofissional no âmbito da atenção primáriapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-24T21:06:24Z-
dc.date.available2022-02-24T21:06:24Z-
dc.date.submitted2019-06-21-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30029-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Objective: to identify if the simulation method used during training. In basic life support and airway obstruction interferes in the self-confidence of primary health care professionals. Method: Cross-sectional study of a quantitative approach using a semi-structured questionnaire consisting of questions of identification and scale of self confidence in emergency situations, adapted for health professionals. Developed in the basic units of the western region of the Federal District during the period and June to December 2018. Result: There was an increase in the self-confidence scale after simulated training (From 2.3 to 3.1), on a scale that varies from 1 to 5, being 1 (not confident) and 5 (extremely confident) and a significant improvement in self-confidence (p <0.001). Community Health Agents presented a greater gain of self-confidence in relation to other health professionals (p <0.001). Conclusion: Simulation favors an experiential learning that develops self-confidence. The simulated practice, it turns out, is a promising strategy for professional training.pt_BR
dc.description.abstract2Objetivo: identificar si el método de simulación empleado durante la capacitación. Con soporte básico de vida y obstrucción de vías aéreas interfiere en la autoconfianza de profesionales de la atención primaria a la salud. Método: Estudio transversal de abordaje cuantitativo con el uso de cuestionario semiestructurado constituido de cuestiones de identificación y escala de autoconfianza en situaciones de emergencia, adaptada para profesionales del área de salud. En la mayoría de los casos, se observó un aumento en la escala de autoconfianza, después de la capacitación simulada (De 2,3 a 3,1), en una escala que varía de 1 a 5, siendo 1 (nada confiado) y 5 (extremadamente confiado) y una mejora significativa de la autoconfianza (p <0,001). Los Agentes comunitarios de salud presentaron una mayor ganancia de autoconfianza en relación a los demás profesionales del área de la salud (p <0,001). Conclusión: La simulación favorece un aprendizaje experiencial que desarrolla la autoconfianza. La práctica simulada, se revela, una estrategia prometedora de capacitación profesional.pt_BR
Aparece na Coleção:Enfermagem - Campus Darcy Ribeiro



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