Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Oliveira, Sarah Christina Caldas | - |
dc.contributor.author | Chaveiro, Diele Ribeiro da Silva | - |
dc.identifier.citation | CHAVEIRO, Diele Ribeiro da Silva. O conteúdo de hormônios vegetais nos livros didáticos de Biologia do 2° ano do ensino médio entre os anos de 2018 – 2020. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Núcleo de Educação Científica - NECBio, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de biologia é fundamental na contribuição da formação dos estudantes, através
desse conteúdo os estudantes podem ser capazes de compreender e aprofundar conhecimentos
sobre os processos e conceitos biológicos, instigando um pensamento crítico e ético de
interesse individual e coletivo. O livro didático de biologia é uma ferramenta fundamental no
processo de ensino e aprendizagem, pois ele subsidia as aulas dos professores e guia os estudos
dos alunos. Por desempenhar função tão importante é fundamental que esse material esteja
atualizado, possuindo conteúdo correto, coerente e claro, dispondo de diversos recursos para
auxiliar numa aprendizagem significativa, com o uso de imagens, atividades e conteúdo
complementares.
No entanto, existem poucas pesquisas que analisam tal conteúdo, principalmente
conteúdos específicos, como é o caso dos hormônios vegetais, pertencentes a fisiologia vegetal
na área da botânica. Nesse sentido, surgiu a ideia de realizar um trabalho para analisar essa
temática, auxiliando os professores de biologia na análise desse conteúdo. Entre as dez coleções
de livros didáticos de Biologia, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)
de 2018 para o ensino médio, correspondendo ao triênio de 2018 a 2020, foram escolhidos para
a realização deste trabalho quatro obras didáticas, utilizadas pela rede pública de ensino
brasileira. Para realizar essa análise, foi necessário estabelecer critérios bem definidos, com o
intuito de fazer a análise mais correta e eficiente desse conteúdo. Sendo observado que, apesar
dessas obras abordarem de maneira clara e de fácil compreensão esse tema, apresentam
também conteúdos resumidos sobre a maioria dos hormônios, dificultando o entendimento e
curiosidade do tema pelos alunos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Fisiologia vegetal | pt_BR |
dc.title | O conteúdo de hormônios vegetais nos livros didáticos de Biologia do 2° ano do ensino médio entre os anos de 2018 – 2020 | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-24T18:34:04Z | - |
dc.date.available | 2022-02-24T18:34:04Z | - |
dc.date.submitted | 2020 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30026 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Ciências Biológicas
|